31 de dez. de 2009

FELIZ 2010



Um novo ano está chegando nesta estação.

Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.

Procure um lugar próximo à janela e desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.

Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.

Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.

Desdobre o mapa e planeje roteiros.

Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito dos deuses.

Durante todas as fases do trabalho, repita em voz baixa o que você deseja que lhe aconteça no ano que vai se iniciar.

No primeiro dia do novo ano, empine sua pipa e mentalize que ela vai levar seus pedidos aos céus.

Muita Motivação e Entusiasmo para o Ano Novo que está chegando!
Feliz Ano Novo!

Fonte: http://www.esoterikha.com/presentes/mensagens-de-motivacao-motivacional-para-comecar-bem-o-ano-novo.php

24 de dez. de 2009

MENSAGEM DE NATAL



DESEJO À TODOS UM NATAL SANTO E ABENÇOADO.
QUE O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL PENETRE EM SEU CORAÇÃO E QUE VOCE SEJA MUITO MAIS FELIZ E REALIZADO
QUE SEJA UM NATAL DE NASCIMENTO, DE PAZ, ENCONTROS E REENCONTROS.
UM FRATERNAL ABRAÇO À TODOS.
José Carlos de Paula e Família.

NATAL É RESPEITO E AMOR ÀS CRIANÇAS


Com o nascimento de Jesus num estábulo em Belém, Deus ensina-nos o respeito com as crianças. O Menino de Belém orienta o nosso olhar para todas as crianças que sofrem e são vítimas de abusos. E não podemos permanecer indiferentes ao grito silencioso de dor das crianças e dos adolescentes abandonados, expostos à violência, exploração sexual, consumo de drogas e a outras formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Nossa consciência não pode nos permitir a indiferença. E neste Natal, como não pensar nas pessoas, em especial nas crianças, que não têm água, comida, casa ou ternura? Precisamos nos conscientizar de que a vinda de Cristo, na pobreza, é um motivo a mais para nos empenh armos em favor de uma vida de maior doação e serviço, de maior solidariedade e disponibilidade para com quem sofre.E assim será Natal! Nasce para nós Jesus, o Salvador. A História assume novos rumos. Pastores e Reis Magos se juntam ao presépio num gesto de solidariedade, anunciando a alegre notícia: “E Deus se fez homem e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Mas a celebração do Natal, além de ser histórica, tem também uma dimensão cósmica: Cristo é o sol da graça, que, com a sua luz, transfigura e ilumina o universo. E não foi por acaso, mas de acordo com um plano divinamente arquitetado, que o Filho de Deus nasceu num estábulo, que não é nada mais, nada menos do que quatro paredes toscas, um piso sujo, uma cobertura precária. Assim, da pobreza e da humildade emerge a força que se contrapõe à maldade, à injustiça, à opressão, à degradação moral e espiritual, à todas as formas de escravidão, violência, mentira, idolatria e morte. Pois Ele veio sanar, purificar, transformar, resgatar e salvar.Desde seu nascimento, Jesus nos ensina a construir um mundo mais fraterno, com partilha e solidariedade. O rosto do Menino Deus reflete no presépio a ânsia e a busca da paz esculpidas no coração dos povos e das nações. E o segredo da paz encontra-se no respeito à dignidade de cada ser humano. Na celebração da vida, que é o Natal, neste ano da graça de 2009, se estás nas trevas, acende o teu farol, o Natal é luz; se estás na solidão, sai de ti mesmo, o Natal é encontro; se estás no desespero, reencanta-te novamente com a existência, o Natal é esperança. Se tens rancor, reconcilia-te, o Natal é perdão! Feliz Natal e um Ano-Novo repleto de dádivas e realizações.
Paulo Vendelino Kons
Conselheiro Tutelar

REUNIÃO DO PRB/CHAPECÓ-SC

No dia 15/12 (TERÇA-FEIRA), A Executiva Municipal do PRB/Chapecó-SC, realizou a última reunião do ano. Foram discutidos diversos assuntos, dentre eles, podemos destacar as próximas eleições. Foi oficializado a formação do PRB/JOVEM, sendo nomeado Presidente Elder Miechelin, que era Presidente do PP Jovem e agora oficializou-se Republicano. Também está sendo formado o PRB MELHOR IDADE. “Estamos alavancando mais força para as próximas eleições e com certeza já vai refletir e muito em 2010”, finalizou o Presidente da sigla no município, NEURI MANTELLI.


18 de dez. de 2009

CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES DO GAB. DA DEPUTADA ODETE DE JESUS

Na noite de quinta feira (17/12) aconteceu o encerramento das atividades do Gabinete da Deputada Estadual Professora Odete de Jesus. Foi servido um delicioso jantar, regado de muita alegria e descontração entre os participantes. O ponto alto da confraternização foi a revelação do "amigo secreto", onde todos puderam falar sobre o ano que está se encerrando e projetar sonhos para 2010.Mais fotos deste encontro, acesse minha oágina no orkut.
Acesse aqui

DECORAÇÃO NATALINA DO BALNEÁRIO CAMBORIÚ SHOPPING

Em minha página no orkut, voce encontra mais fotos do local.
Acesse aqui

16 de dez. de 2009

"MARCELO CRIVELLA" ESTARÁ EM FLORIANÓPOLIS


CONVITE
Amigas e amigos,
No próximo sábado, (19/12), estará ocorrendo no município de Florianópolis, a MARATONA SOLIDÁRIA, evento este realizado pelo MEA-“Mulheres em Ação” em parceria com a RIC-RECORD. O evento terá início às 15:00 com término previsto para as 21:00 horas. Neste período diversos artistas estarão se apresentando, além de diversas oficinas e teatro. O ingresso será 01 Kg. de alimento não perecível ou 01 brinquedo, pois com isso atingirá o objetivo principal, que tem cunho social. Uma das principais atrações será a participação do BISPO MARCELO CRIVELLA.

VENHA PARTICIPAR, TRAGA SUA FAMÍLIA E CONVIDE SEUS AMIGOS

DATA: 19/12/2009 – SABADO

HORÁRIO: 15:00 ATÉ 21:00 HORAS

LOCAL: PASSARELA “NEGO QUIRIDO” (SAMBÓDROMO) - CENTRO

FLORIANÓPOLIS- SC -

ENCONTRO FESTIVO DO PRB EM OTACILIO COSTA/SC

MEMBROS DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO (PRB/SC)
Na noite de quinta feira ( 10/12), aconteceu encontro festivo do PRB no município de Otacílio Costa/SC. O evento foi organizado pelo Vereador “Edson Pasold” e contou com a presença de diversos membros da Executiva Estadual do partido, dentre eles a “Deputada Estadual Professora Odete de Jesus”, o Presidente Estadual “Paulo Henrique Ferreira”, a Secretária Geral “Fabiana Fernandes”, o 2º Tesoureiro “Ademir Rover “ que é Vereador na cidade de São João Batista/SC, e os vogais “Walter Salvador” e “André Ricardo Azatti”, além do Assessor Jurídico do PRB/SC “ Dr. Glaicon Inappólito Matos”. Na cidade de Otacilio Costa, o Vereador Edson Pasold já tornou como prática um encontro do partido todo o dia 10 de cada mês e em especial no mês de dezembro, servindo como encerramento das atividades deste ano. Um dos momentos especiais do evento foi o sorteio de diversos prêmios como televisor 29” tela plana, aparelhos celulares, cestas de natal e panetones, entre os participantes da festa.

ANFITRIÃO DA FESTA EDOSN PASOLD E CONVIDADOS
DEPUTADA ODETE E VEREADOR EDSON FAZEM A ENTREGA DO TELEVISOR

Àlbum de fotos do evento: ACESSE AQUI

10 de dez. de 2009

DEFICIÊNCIA NÃO FOI BARREIRA PARA" VIVIAN"

Estudante com um mínimo de visão é exemplo de luta na busca de formação

São Bento do Sul – A turma do segundo ano de direito da Univille teve oportunidade de acompanhar a explanação de uma de suas alunas mais aplicadas. Ela participou da primeira convenção latino-americana para pessoas com deficiência, no Equador, onde várias situações foram tratadas.No Brasil, a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade em geral e principalmente no mercado de trabalho é um fato recente que começou com a criação da Lei de Cotas nº 8213/1991. Esta lei estabelece a obrigatoriedade das empresas cumprirem uma porcentagem como cota de pessoas com deficiência em relação ao total de empregados. Com essa iniciativa surgiu mais um paradoxo no mundo empresarial. Incluir portadores de deficiência no quadro de funcionários pode trazer uma série de vantagens às empresas, tanto do ponto de vista corporativo quanto com relação à imagem da empresa perante o mercado e a sociedade. Segundo Vivian Conrad da Silva, que tem uma vista totalmente comprometida e outra com apenas 25% de sua capacidade, o resultado de sua participação na convenção, rendeu um convite para fazer intercambio nos países de Cuba e Equador, convite este que ainda será analisado. A estudante se pautou ainda em dados estatísticos do IBGE, onde consta que 14,5% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, ou seja, mais de 24,5 milhões de pessoas. Com isso, surge a preocupação de fazer com que a lei de cotas seja cumprida no Brasil, assim como em outros países que adotaram a mesma lei. “Em alguns países do mundo a lei de cotas é aplicada de forma mais eficiente que no Brasil”, destacou.Uma pesquisa ainda mostra que no ano de 2008 no Brasil foram aplicadas mais de 1400 multas às empresas pelo não cumprimento dessa lei, ou seja: a lei que garante vagas para pessoas com deficiências. “Fiquei muito chateada porque muitas vezes passei nas provas exigidas pelas empresas de RH e mesmo assim tive que ouvir que as empresas preferem pessoas como cadeirantes, com muletas ou com outras deficiências, menos aquelas com problemas de visão”, disse. Para ela, a formação em direito vai lhe oferecer condições para trabalhar justamente em um setor que precisa de melhorias. Ela pretende se esforçar para que o cumprimento das leis em benefício dos que realmente necessitam aconteça verdadeiramente. “Para mim é uma questão de honra”, enfatizou.

Vivian destacou que ser agraciada, entre milhares de brasileiros, para ir representar o Brasil no Equador foi motivo de honra e, mesmo nesta empreitada, teve que enfrentar vários desafios pelo fato de ter viajado sozinha. “O fato de ter participado de um evento envolvendo Equador, Cuba e Brasil e ter encontrado dois dos melhores advogados destes países e ainda cegos, foi realmente motivo de muito orgulho e muita responsabilidade”, enfatizou. A estudante está decidida a iniciar o trabalho de monografia, que caracteriza o final de curso em todas as áreas, tratando o tema da inclusão dos portadores de necessidades. Para os próximos dias, Vivian terá uma reunião de trabalho com o prefeito e equipe de campo Alegre, cidade onde reside atualmente, para falar sobre o sistema de cotas que deverá ser implantado no órgão público daquela cidade. Quanto às empresas da região, disse que muitas delas divulgam que têm vagas e oportunidades para portadores, mas que na hora do preenchimento a discriminação ainda acontece, especialmente aos deficientes visuais. Sobre a turma com quem estuda, Vivian agradece aos colegas dizendo que na Universidade ela se sente valorizada como pessoa. “Tudo que a gente quer é ser tratado com igualdade, e aqui eu encontrei esse tratamento, por isso tenho muito a agradecer a oportunidade a todos os colegas e professores”, finalizou. O evento que ocorreu em Quito, no Equador, de 13 a 16 de novembro, reuniu participantes de Cuba, Venezuela, Uruguai, Brasil, Argentina, Equador e Costa Rica. Do Brasil apenas Vivian e um estudante de Brasília-DF foram selecionados.

No final da explanação a turma de direito fez questão de um registro ao lado da amiga.
Créditos: Assessoria de Imprensa da Univille- campus São Bento do Sul

3 de dez. de 2009

PRB MULHER DE GAROPABA SE REUNE PELA 1ª VEZ

No sábado (28/11), aconteceu o 1º encontro municipal do PRB MULHER, do município de Garopaba. O evento occorreu nas dependências da “Pousada Las Ondas”, localizada na Praia do Ferrugem, que contou com a presença de dezenas de mulheres do município. A Deputada Estadual Professora Odete de Jesus, esteve presente, onde pode relatar sobre diversos assuntos, dentre eles a sua atuação como parlamentar e como Presidente Nacional e Estadual do PRB MULHER. A Presidente Municipal Gisela Trufelli, presidiu os trabalhos e a Secretária Municipal de Educação, Sra. Maria Nadir de Araujo Souza, participou como convidada. Diversas lideranças fizeram uso da palavra, demonstrando o interesse comum em trabalharem para o crescimento do partido e consequentemente do município. No final do encontro, todos se confraternizaram com um gostoso lanche e um bolo personalizado do PRB MULHER.



MAIS FOTOS DO EVENTO ACESSE MINHA PÁGINA NO ORKUT- CLIQUE AQUI

ENCONTRO DO "PRB DE GAROPABA/SC"

Foi grande a participação dos filiados e simpatizantes no 1º encontro municipal do PRB no município de Garopaba, ocorrido no dia 25/09 (sexta-feira). Participaram da reunião a Deputada Estadual Professora Odete de Jesus, o Presidente Estadual Paulo Henrique Ferreira e José Carlos de Paula que é o Coordenador Politico. Do município participaram o Presidente Carlos Alberto de Souza, a Presidente do PRB Mulher Gisela Trufelli, o Tesoureiro Luizom Saudades, o Vogal Antonio Luiz. Como convidados, o Vice Prefeito Ildo da Silva Lobo Filho, o Vereador Mauro do Nascimento, o Secretário de Saúde Luiz Antonio de Campos,o Comandante da Policia Militar Capitão Marcos Vinicius Dalmarco. Do município de Imbituba participou o Presidente do PRB Elecir Cernajoto e da cidade de Paulo Lopes a Presidente republicana Ana Paula Felipe. O evento ocorreu nas dependências da sede do Campinense Esporte Clube. No encerramento, todos se confraternizaram com um saboroso lanche e um bolo personalizado do Partido Republicano Brasileiro.




Mais fotos do evento no album em minha página no orkut- clique aqui

27 de nov. de 2009

Assembléia homenageou a rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina


O exercício contínuo da solidariedade para com o próximo foi destaque na tarde de sexta-feira (27) no Plenário Osni Regis, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Por proposição da deputada estadual Professora Odete de Jesus (PRB), a comemoração do Dia Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer foi marcada por uma sessão solene do Parlamento. Odete é a autora da Lei 14.415./2008, que instituiu a data no calendário oficial do Estado. A deputada Odete justificou esse reconhecimento quando afirmou que o trabalho das voluntárias da Rede é único e insubstituível, “pois o câncer é um problema crescente, com mais de 18 mil casos novos previstos para este ano em SC. “O apoio emocional, aliado aos serviços de prevenção, é fundamental,” garante. A prevenção e o diagnóstico precoce podem reduzir em mais de 30% a mortalidade, enquanto que todos os tratamentos disponíveis são responsáveis por apenas 11% de redução da mortalidade. A Rede iniciou suas atividades em Santa Catarina em 1961 com o objetivo de atender, por meio de um grupo de voluntárias, doentes dos hospitais da cidade. Desde então, vem prestando relevante trabalho e mostrando a todos a importância da prevenção do câncer, principalmente do colo do útero e de mama. “Realmente, todos nós devemos reconhecer o empenho das voluntárias. Sem elas, haveria mais mortes por câncer. O nosso agradecimento por este trabalho deve ser permanente, assim como nosso apoio a elas,” completa Odete. Diversas cidades catarinenses se fizeram presentes através de suas representantes e na ocasião várias ex presidentes foram homenageadas.
Créditos: Tatiani Magalhães/Divulgação Alesc / Fotos: Carlos Killian

25 de nov. de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

LEONIR CLAUDINO LANZNASTER

A temática ambiental está muito presente na vida das pessoas nos dias atuais, levando em consideração a crescente preocupação com as transformações que estão ocorrendo a nível mundial com relação à natureza, (aquecimento global, tornados, poluição do solo e da água, dentre tantas outras), as quais colocam em risco o equilíbrio da vida no planeta. Essa insegurança tem gerado a necessidade de buscarmos meios para modificar a realidade que se apresenta. Nesse sentido a educação ambiental desponta como uma das alternativas viáveis para modificar o quadro de degradação ambiental e humana que vivenciamos atualmente. Entendida inicialmente como um tipo de educação voltada para a proteção da natureza, aos poucos teve seu conceito ampliado através de discussões ocorridas em diversos eventos a nível mundial, e passou a ser vista não somente como a que ensina a proteger , mas também como aquela que busca compreender as inter-relações do ser humano com o ambiente em que vive. Essa preocupação se mostrou mais presente a partir de 1975, com a realização do Seminário de Belgrado, que chamou a atenção para a necessidade de melhorarmos as relações ecológicas do ser humano e da natureza e foi fortalecida e ampliada na Conferencia do Tibilisi em 1977, a partir da qual o foco da educação ambiental passou a ser além da natureza também o ser humano. Desde então, diversos estudiosos tem se dedicado a escrever sobre a importância da educação ambiental em nossas vidas, e encontramos assim diferentes abordagens sobre a mesma, o que denota que o conceito não está pronto, mas em processo de cosntrução. Porém, se analisarmos os diferentes conceitos, encontraremos sempre uma grande preocupação dos mesmos em chamar nossa atenção para uma educação ambiental que transforme, que seja crítica, que desperte e mantenha valores como a solidariedade, o respeito, o diálogo, a participação efetiva da população e que tenha como foco as inter-relações do ser humano e o ambiente, considerando as dimensões social, economica, ambiental, cultural e humana. A quem então a educação ambiental deve ser dirigida? A resposta a este questionamento nos parece bastante clara: A responsabilidade pela preservação do meio ambiente é da sociedade como um todo. Ao afirmarmos que temos que educar a criança porque o adulto já não pode fazer mais nada, estamos transferindo para elas, as crianças, a parte que nos cabe na busca pela preservação e recuperação de valores éticos e societários, essenciais para a manutenção da vida no planeta. Isso porém, não quer dizer, que não devemos trabalhar o tema com a criança e o adolescente. Todos sabemos que a mente fértil dos mesmos está a espera de boas sementes para germinar e dar bons frutos. A educação ambiental se constitui num isntrumento valioso para regar e adubar essas mentes brilhantes, que por estarem abertas, estão pré-dispostas a aceitar as mudanças necessárias para revertermos a atual crise ambiental. Isso os torna peças fundamentais para a promoção de transformações em nossa forma de ver e de viver no mundo. Essas transformações ocorrem principalmente por meio de processos educativos permanentes , sejam eles formais ou informais.Trabalhar a educação ambiental com as crianças e os adolescentes é lançar sementes ao longo do caminho, que poderão ser colhidas a curto, médio ou longo prazo, cuja germinação se dará com maior ou menor rapidez dependendo do tipo de “solo” que elas encontrarem.

Leonir Claudino Lanznaster (Extensionista Rural – EPAGRI / Mestranda em Educação ambiental – FURG – RS)