29 de out. de 2009

Nove partidos da região de São Bento do Sul/SC, deixam de prestar contas

26 de outubro de 2009 - 18h05 / O Diário da Justiça Eleitoral catarinense de número 197, publicado hoje (26), traz uma relação com nove siglas partidárias que deixaram de prestar contas relativas ao exercício financeiro de 2007. Todas as agremiações estão situadas na região da 30ª Zona Eleitoral em São Bento do Sul. O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV), Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido da República (PR) de São Bento do Sul são as siglas listadas nessa relação, bem como o Partido Progressista (PP) e Democratas (DEM) de Campo Alegre, município que integra a 30ª ZE.O juiz eleitoral da 30ª ZE, José Enzweiler, ao verificar a falta de apresentação das contas dos partidos para a Justiça Eleitoral catarinense determinou que os respectivos diretórios municipais fiquem com o repasse do fundo partidário suspenso enquanto durar a omissão. A decisão foi baseada nos artigos 18 e 28, inciso II, da Resolução TSE nº 21.841 de 2004. José disse que as agremiações foram devidamente notificadas a fim de apresentarem as contas. A inadimplência deve ser caracterizada a partir da data de 30 de abril de2008.
*Fonte:* Assessoria de Comunicação Social TRE-SC

Conselheiros Tutelares encerram seminário em Nova Trento/SC.

Odete discursa ao lado da deputada Ana Paula Lima, prefeito de Brusque, Paulo Eccel e o vice-prefeito Pedro Piva Neto
Odete hasteia bandeira ao lado da deputada Ana Paula Lima, prefeito de Brusque, Paulo Eccel e o vice-prefeito Pedro Piva Neto.

Deputada Professora Odete de Jesus (PRB) foi homenageada durante evento comemorativo ao Dia do Conselheiro Tutelar, criado por lei de sua autoria.A cidade de Nova Trento sediou, nessa terça-feira (27), as comemorações do Dia do Conselheiro Tutelar, instituído pela Lei 14.013/07, de autoria da deputada estadual Professora Odete de Jesus (PRB). Por conta disso, a parlamentar, presente ao evento, recebeu as homenagens dos organizadores e os aplausos do público que lotou a Praça del Comune. “Estou muito contente por festejar essa data com vocês,” disse ela. “Sei que vocês sofrem devido às condições precárias de trabalho em muitos municípios e, por isso, faço novamente um apelo aos prefeitos: Valorizem o trabalho dos conselheiros. Eles são a salvaguardas de nossas crianças,” completou.A cerimônia na praça central de Nova Trento encerrou a programação do IV Seminário Estadual de Formação de Multiplicadores e a XII Assembléia Geral Ordinária da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares – ACCT, iniciada no domingo. O presidente da ACCT, Paulo Vendelino Kons lembrou a passagem do 14º aniversário da instituição, comemorado nesse mesmo dia, como “memoráveis anos de luta.” “Nosso trabalho tem sido extenuante, porém recompensador,” confessou.Nos três dias do seminário, foram debatidos, entre outros temas, o Sistema de Informação da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (SIPIA/CT), da Presidência da República, e as Diretrizes Procedimentais dos Conselhos Tutelares de Santa Catarina. A discussão sobre os documentos de uso do Conselho Tutelar também estiveram na pauta da programação. “É nossa missão trabalhar pela formação dos conselheiros, preparando-os para uma atividade mais produtiva,” justificou Kons.
Texto/Fotos: Ivan Pimentel

Eleitores aprovam internet como meio de propaganda política


Pesquisa mostra que população aprova a rede como instrumento de debate político. Eleitores concordam com o uso livre da internet durante a campanha eleitoral. As eleições de 2010 prometem consagrar e aumentar o debate político na rede. O caminho já foi aberto com a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei da reforma eleitoral, no último mês de setembro. O texto libera o debate na internet, autorizando, inclusive, os sites a realizar encontros de candidatos livremente. Uma pesquisa feita pela Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) mostra que os eleitores aprovam o uso livre da internet nas campanhas por partidos e candidatos. Segundo os dados, 60% dos entrevistados estão de acordo com a prática, enquanto 32% desaprovam e apenas 9% não souberam ou não responderam. Por outro lado, a propaganda na televisão e no rádio – um dos meios mais tradicionais de campanha – não agrada os entrevistados. Segundo a pesquisa, 48% deles não gostam de acompanhar os programas dos candidatos, 24% gostam pouco, 21% gostam e apenas 6% gostam muito. 1% não soube ou não respondeu. Os pesquisados também se mostram desconfiados das coisas que são ditas nas propagandas políticas. Os que não confiam na maior parte das informações transmitidas pelos candidatos somam 83% contra 10% que confiam. O índice de rejeição dos políticos também é grande: 80% não confiam neles, enquanto 11% dizem confiar. Os “marqueteiros”, aqueles responsáveis pela propaganda dos candidatos, também sofrem de uma rejeição parecida: 86% dos entrevistados dizem não confiar no trabalho deles. Para a diretora executiva do Ipesp, Marcela Montenegro, a grande desconfiança que a população em geral tem dos políticos acaba influenciando na imagem dos profissionais que trabalham na formulação das campanhas. “A imagem dos marqueteiros acaba contaminada. São imputadas a esses profissionais as ações e as promessas dos candidatos”, diz Marcela. Fenômeno parecido acontece com os noticiários políticos nos jornais, rádio, internet e TV. Embora os leitores digam confiar no trabalho dos jornalistas (58%), eles se mostram desconfiados quanto aos meios de informações. Os noticiários do rádio (61%), TV (60%), internet (59%) e jornais (46%) não são aprovados pelos pesquisados. A pesquisa foi feita com 2 mil eleitores nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos
Créditos: Danilo Casaletti.

25 de out. de 2009

Encontro do "CER" em Florianópolis/SC






22/10/09 - Com mais de cinqüenta denominações religiosas representadas, ocorreu na noite de ontem (22) mais uma reunião do Conselho de Ética de Entidades Religiosas (CER) de Santa Catarina. A pauta do encontro, realizado nas dependências da Churrascaria Ataliba, ficou centrada na posse dos novos membros da diretoria e nos esclarecimentos sobre a Lei nº 11.189/99, de autoria da deputada pastora Odete de Jesus, que originou a criação da instituição. Odete de Jesus, como presidente de honra do CER e anfitriã, falou sobre a fundação e lembrou como “foi difícil unir as várias denominações religiosas em torno do projeto”. “Naquela época, não havia um entendimento fácil. Diferente de hoje, como nessa noite, em que estamos reunidos no mesmo objetivo: Levar a Palavra a todos os povos,” destacou. “Qualquer ser humano tem o direito de obter serviços e assistência religiosa e a minha lei garante que esse direito seja exercido também nos presídios, asilos e hospitais,” concluiu. O presidente do CER, pastor Valdir José dos Santos também abordou a importância da lei e a criação do CER. Para ele, as credenciais emitidas pelo órgão e que organizam o acesso dos religiosos nas instituições de internação coletiva são um instrumento valiosíssimo. “A carteirinha é valorizada nas repartições públicas, impõe respeito ao nosso trabalho e torna mais fácil a pregação da Palavra,” argumentou. “O CER, criado a partir da lei da deputada pastora Odete de Jesus, é nossa entidade de atuação e de representação. Unidos, seremos sempre fortes,”completou.Um dos mais entusiasmados com a valorização do CER é o Bispo Jeronimo Alves. Para ele, a união atual e a adesão de mais religiosos à instituição é que mostrará, e cada vez mais, a sua presença. “Nós queremos conquistar mais corações para Deus! Queremos os corações de Santa Catarina! Queremos os corações do Brasil! Essa é nossa principal missão neste momento,”salientou. Antes do final do encontro, que reuniu cerca de 130 religiosos, a presidente de honra abriu espaço também para a divulgação de ações e promoções voltadas ao trabalho de evangelização. Representando o “Ibade”, Carlos Troian convidou para o evento “Santa Catarina Gospel Festival”, que acontecerá dias 12, 13 e 14 de novembro. “Queremos o apoio na divulgação para todas as igrejas. Será uma promoção fantástica, voltada à família”, destacou. “Para compreender a grandiosidade dessa promoção, visitem o site http://www.scgospelfestival.com.br/.”

Clique aqui para ver mais fotos do evento

Créditos: fotos e texto: Ivan Pimentel

22 de out. de 2009

O Dia Estadual do Conselheiro Tutelar

Paulo Vendelino Kons
Presidente da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares-ACCT

Mais do que um canal de participação da comunidade local, o Conselho Tutelar é um espaço onde a própria comunidade, através de seus representantes, atende suas crianças, adolescentes e famílias na defesa, orientação e encaminhamento das necessidades. Vinculados administrativamente à prefeitura municipal, os Conselhos Tutelares são autônomos em suas decisões. Os cinco membros de cada Colegiado são escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos. As prefeituras devem oferecer infra-estrutura e equipamento necessários, além de recursos para pagamento das despesas. Mesmo com o desinteresse velado de autoridades, do poder econômico e de parcela da mídia sobre os direitos da criança e do adolescente na prática, o dia 27 de outubro merece ser celebrado. E toda a comunidade catarinense é nossa convidada para a solenidade comemorativa do Dia Estadual do Conselheiro Tutelar (Lei nº 14.034/07) e do 14º Aniversário de Fundação da ACCT, no Coreto da Praça del Comune, no centro de Nova Trento/SC. Após o momento cívico do hasteamento das bandeiras com a execução do Hino Nacional e da saudação das autoridades, a celebração de ação de graças a Deus e a manifestação de crianças e adolescentes. Finalizaremos com o cântico do Parabéns e a partilha do bolo. E a comunidade e o governo de Nova Trento souberam corretamente interpretar o sentimento de muitos catarinenses, ao reconhecer e homenagear o trabalho, muitas vezes heróico e incompreendido, desenvolvido pelos nossos Conselheiros Tutelares. As atividades iniciam com IV Seminário Estadual de Formação de Multiplicadores na noite de domingo. O Dia Estadual do Conselheiro Tutelar será marcado pela eleição dos novos líderes da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares e pela comemoração, às 13h30min de terça-feira (27), na praça central dos neotrentinos. O Estado de Santa Catarina, através da Lei nº 14.034/2007 instituiu no seu calendário oficial, o Dia do Conselheiro Tutelar. Comemorado anualmente em 27 de outubro, data da fundação da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares-ACCT, no ano de 1995, em Curitibanos. Apesar da importância do trabalho exercido pelos conselheiros tutelares, são grandes os problemas vividos. A falta de pessoal de apoio, os baixos salários (alguns inferiores a 100 reais) e a deficiência na infra-estrutura de funcionamento são dificuldades constantes em suas rotinas. Santa Catarina conta com 298 Conselhos Tutelares nos 293 municípios. Como presente aos Conselheiros Tutelares no seu dia, propomos que o Tribunal de Contas-TCE fiscalize o cumprimento das disposições constantes na Constituição Federal e na Lei 8.069/90, que asseguram os recursos para a manutenção e o funcionamento do Conselho Tutelar e que vem sendo descumprido em muitos municípios. Também a regularização da composição dos Conselhos Tutelares, ilegal em dezenas de municípios, é pedida aos Prefeitos e às Câmaras Municipais e ao Ministério Público e ao Judiciário. Aos que permanentemente lutam para assegurar, na prática, os direitos legalmente previstos, enfrentando os obstáculos dos que querem impedir a garantia da proteção integral para todas as crianças e adolescentes, nosso reconhecimento e gratidão da infância e adolescência catarinense. A promessa está em nossas mãos, em nosso coração. Depende de cada um de nós.
Créditos - Texto:Paulo Vendelino Kons.

15 de out. de 2009

Otacílio Costa/SC, convida para o 1º Costelaço




14/10/2009 - Um momento inusitado marcou a sessão ordinária da tarde de hoje (14) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Servido em uma bandeja por um garçon, um churrasco de costela foi levado ao Plenário, como que antecipando o sabor e o aroma a serem experimentados dias 6,7 e 8 em Otacílio Costa, na serra catarinense, quando acontecerá o ‘1º Costelaço”.A iniciativa, promovida pela deputada Professora Odete de Jesus (PRB), serviu como pano de fundo para que o presidente da Câmara Municipal, Edson Pasold (PRB), e os vereadores Robson Oliveira Medeiros (PMDB), Carlos Antonio Schnaider (PMDB) e Maria Sonei Constante Carvalho (PMDB) divulgassem a festa gastronômica a ser realizada no Parque de Exposições Cambará. Edson Pasold subiu à tribuna do Parlamento para, além de falar sobre o evento e convidar os deputados, apresentar oficialmente a rainha Kariana Rodrigues e as 1ª e 2ª princesas, respectivamente, Helena Cristina Rodrigues e Franciele Gonchoreski. “O nosso objetivo é promover a gastronomia local e, mais ainda, a conscientização ambiental,” explicou. “Haverá distribuição de alevinos e mudas de árvores nativas aos pequenos agricultores da nossa cidade,” completou. “Vamos ainda fazer um debate sobre o novo Código Ambiental,aprovado por estaCasa”,antecipou.A deputada professora Odete de Jesus endossou as palavras de Pasold. “A cidade espera uma grande presença de público para os shows nacionais, entre eles a dupla sertaneja Pedro e Thiago, para as palestras e gincanas, a exposição, o encontro de som automotivo e a concorrida trilha de motocross. Todo mundo está trabalhando para que esse seja o evento mais animado da região,”assegurou.Informações: Otacílio Costa é uma cidade de 17 mil habitantes, que tem na indústria madeireira e de celulose a sua principal atividade econômica. Localizada no Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages, fica a 315 km de Florianópolis, a capital do Estado.
Fotos e texto: Ivan Pimentel

8 de out. de 2009

Bispo Sérgio Benites da "Igreja Renascer", filia-se ao PRB-SC

Odete de Jesus, pastores Ulisses Costa e Carioca, Bispo Sérgio Benites (de paletó) e Dr.Jerônimo Alves

Um dia de muita alegria marcou a filiação do Bispo Sérgio Benites, líder da Igreja Renascer em Cristo de Santa Catarina, ao Partido Republicano Brasileiro. A deputada estadual professora Odete de Jesus, presidente do diretório de Florianópolis, e o Dr. Jerônimo Alves, presidente do Conselho de Ética da PRB Nacional, comemoraram a adesão ao lado dos pastores Carioca e Ulisses Costa, ambos também da Renascer. Outro motivo de satisfação que marcou esse momento: O partido está concluindo a campanha estadual de filiações, que deve aumentar consireravelmente o número de filiados no estado catarinense.

Créditos: Texto- Ivan Pimentel - Foto: Débora Pacheco

João Batista assume PRB em Tubarão-SC.

PAULO HENRIQUE FERREIRA, LUIZ HENRIQUE SAUL MELLO, DEP. ODETE DE JESUS E JOÃO BATISTA COSTA
Com a missão de promover a “re-oxigenação” do Partido Republicano Brasileiro (PRB) em Tubarão, assumiu a presidência do diretório municipal da sigla o empresário João Batista Costa. O compromisso de conquistar a adesão de mais lideranças foi um dos principais temas do encontro ocorrido hoje em Florianópolis (6) com a deputada estadual Odete de Jesus e o presidente estadual do partido, Paulo Henrique Ferreira. João Batista Costa, porém, não estará sozinho nesse compromisso. Divide essa responsabilidade com Luiz Henrique Saul Mello, alçado à presidência do PRB Jovem no município. “Com ambos nas fileiras do PRB – afirma Odete de Jesus, com certeza teremos uma presença bem mais significativa da região sul.” Paulo Henrique também está otimista: “João Batista e Luiz são pessoas que vão nos orgulhar muito, num futuro próximo,” garante.Luiz Mello saiu do encontro confiante. “A inserção da juventude na política partidária é de extrema importância para trazer novas idéias e construir novos caminhos,” afirma. “Estamos prontos para esse desafio,” completa João Batista. “Queremos e vamos ser uma opção séria e construtiva na política tubaronense,” garante.
Foto e Texto: Ivan Pimentel

4 de out. de 2009

Dr. Jerônimo Alves é homenageado na ALESC

Deputada Odete de Jesus, Dr. Jerônimo Alves e esposa Rosângela.

A Assembléia Legislativa homenageou na tarde dessa quarta-feira (30/09) dezoito instituições e pessoas que atuam de maneira efetiva no combate ao uso de drogas, especialmente no consumo de crack. A iniciativa tem como base a campanha CRACK Nem Pensar! (Grupo RBS). Entre os homenageados, destacou-se o jornalista Dr. Jerônimo Alves, eleito pela deputada Odete de Jesus para receber a comenda. Jerônimo Alves tem desenvolvido um grande trabalho na recuperação de pessoas envolvidas com as drogas, especialmente nos presídios, onde grupos de voluntários coordenados por ele oferecem apoio espiritual e material aos apenados que buscam recuperação. “São pessoas as quais temos que reconhecer o trabalho humanitário”, justifica a deputada Odete de Jesus. Existem outros exemplos do trabalho de Jeronimo Alves. Entre eles, merecem destaque as ações junto aos meios de comunicação onde atua, principalmente na TV Record. Em simples mensagens de conscientização sobre os malefícios das drogas ou na associação com várias instituições de combate ao uso de entorpecentes junto aos jovens, Jerônimo tem, desde sempre, trabalhado para acabar com esse problema.

Créditos: Foto e Texto: Ivan Pimentel