22 de jul. de 2011
20 de jul. de 2011
20 DE JULHO - DIA DO AMIGO
Um amigo é alguém que nos quer
assim como somos.
Alguém muito especial e tão próximo dos nossos
pensamentos que distancia alguma
poderá ser longe.
Um amigo é alguém que ao cumprimentar nos faz feliz.
Um amigo é alguém que nos compreende sem necessidade
de palavras e permanecem próximos quando
as coisas não saem bem.
É alguém que está sempre disposto a escutar nossos
problemas e nos ajudar a solucioná-los.
Obrigado por ser esse alguém!
Feliz Dia do Amigo!
AGORA É LEI
Agora é lei, por Denise Colin*
Resultado de uma ampla mobilização da sociedade brasileira, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) agora é lei. Após aprovação por unanimidade pelo Congresso Nacional, o projeto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 6 de julho, numa solenidade que teve participação de gestores, trabalhadores, usuários, conselheiros que atuam na área, além de representantes de entidades da sociedade civil, intelectuais e parlamentares.
O Suas já está em processo de implantação, há seis anos, em todo o o país. Hoje, 99,5% dos municípios estão aderidos ao sistema.
O Suas eleva a política de assistência a um patamar superior de ordenamento, colocando novas exigências normativas, técnicas e operacionais para a área, de modo a requerer a efetivação de um sistema público de proteção social não contributivo. Materializam-se os direitos socioassistenciais no âmbito da esfera pública.
O Suas abrange a prestação de serviços, programas, projetos e benefícios, ofertados por uma ampla rede de proteção social composta por serviços públicos estatais e pelas entidades da sociedade civil, destinados a suprir as demandas, especialmente o atendimento da população em situação de vulnerabilidade e de risco pessoal e social.
Para tanto, impõe incluir na provisão de bens aspectos que contribuam no suprimento das necessidades humanas materializadas no espaço dos direitos socioassistenciais. Direitos como o de informação; convivência familiar e comunitária saudáveis; renda; acolhimento; desempenho da função protetora das famílias; exercício da cidadania; oportunidade de participação e controle nas decisões políticas, e atendimento continuado nas situações de exposição à violência, abuso e exploração sexual, de trabalho infantil e escravo.
*SECRETÁRIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME
Créditos: Diário Catarinense - 20 de julho de 2011 N° 9236
18 de jul. de 2011
ACIDENTE DE TRANSITO
Esta semana ocorreu um acidente na Av. Hercilio Luz em Florianópolis, onde foi filmado o condutor que causou o acidente e que resultou na morte de uma avó e deixou a neta gravemente ferida. As imagens mostram o estado de embriagues em que se encontrava o meliante. Quando a polícia chegou ao local, o canalha se recusa a fazer o teste de bafômetro.
Em minha opinião as leis de transito têm que ser mudadas urgentemente e alteradas drasticamente no sentido de punir estas pessoas. Neste caso especifico, não há alternativa, senão decretar prisão em flagrante e sem direito de pagar fiança.
Tem que ser julgado e pagar pelo crime cometido. Se medidas enérgicas e severas não forem tomadas com urgência, o nosso trânsito ficará cada vez mais violento.
11 de jul. de 2011
8 de jul. de 2011
DESTAQUE AO TREINADOR MARCELO OLIVEIRA
Temos que enaltecer o posicionamento do treinador Marcelo Oliveira, que aos 20 minutos do segundo tempo, foi audacioso nas substituições, colocando em campo dois atacantes, que acabaram mudando o placar do jogo. Dias atrás o nosso treinador recebeu muitas críticas, inclusive minha, mas o seu posicionamento de ontem, nos leva a elogiá-lo. “Continue assim Marcelo Oliveira, que tenho a absoluta certeza de que iremos muito longe”.
7 de jul. de 2011
6 de jul. de 2011
CASAMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Se olharmos para a história dos casais, principalmente aquela gravada no inconsciente coletivo, ficaremos realmente desesperados. O casal, e o casamento, vêm aí inscritos como um sonho que jamais foi realizado, como uma ilusão de amor e em sua grande maioria, histórias de sangue, suor e lágrimas. Porém, se sairmos desse contexto do até aqui, do que acontece simplesmente enquanto repetição de padrão e olharmos para dentro, para o casal interno, descobrimos que ainda pode haver esperanças para o amor.
Existe dentro de nós um casal que se realiza em sete etapas que se encaixam umas nas outras. Paule Salamon vem nos dizer desses sete tipos de casais em seu livro “A Sagrada Loucura dos Casais” da seguinte maneira:Esses sete tipos de casais, do mais arcaico ao mais evoluído, passando pelo mais conflitante, revelam uma outra face do amor. Conhecer esse processo, tomar consciência dessa trajetória, é avançar com um candeeiro na mão dentro das trevas do inconsciente do paradoxo amor e ódio, sempre tendo em vista a intuição de que o amor é encontrado e revelado no final dessa viagem em espiral.
Essa é uma esperança maravilhosa que brilha em nossas almas, diante de tantas trevas e desespero em termos de relacionamento amoroso em nossos dias. O que vemos de bastante real nessa proposta é que:“Jamais associamos o êxito do casal a noção de uma mudança pessoal. Contudo, só pode permanecer vivo à medida que os dois seres evoluem em direção a si mesmos. Num casal, não se deve querer que o outro mude, mas sim a própria pessoa, no sentido de que cada ser é uma flor a desabrochar sob o sol da consciência do outro. As bodas interiores de cada um são feitas de equilíbrio entre o masculino e o feminino e do nascimento desse andrógino que é a criança sol, ou o si mesmo.”
A individuação, a busca desse ser inteiro dentro de cada um de nós já é a muito uma proposta Junguiana de vida e crescimento interno. Aqui, quando se aplica no casal, descobrimos que esse encontro de dois seres pode progredir em direção a aliança de dois núcleos, de suas duas crianças-sol. Uma bonita proposta de caminho que diferencia de propostas ilusórias de como conquistar seu homem ou mulher em vinte e quatro horas com truques sexuais e outros truques.A busca interna pela nossa proposta de amor e recuperação de nós mesmos pode ser considerada sim a busca verdadeira do Graal e de nosso verdadeiro companheiro, ou no fim da viagem talvez a descoberta de que não necessitamos de um companheiro externo e que preferimos viver essa integração em um caminho sozinho, mas nunca solitário e que optamos por sermos inteiros e integrados no universo eterno, no qual todos temos o eterno direito de pertencimento e muito amor.
Descobrir esse caminho é sem dúvida saber que somos inteiros e felizes e acima de tudo que é impossível estar sozinho. Todos temos muito amor e todos temos o direito de mergulhar na fonte do amor inesgotável do universo.Créditos: Psic. Odegine Graça
4 de jul. de 2011
RODA DE VIOLA
Um grupo formado por vários amigos, estão se reunindo nas sextas-feiras para ensaiar musicas sertanejas raízes, como “cabocla Tereza, Chico Mineiro”, entre outras que formam o repertório. Os ensaios estão ocorrendo no bairro de Serra Alta. O grupo se apresentará na tradicional festa do colono, que acontece neste mês no próprio bairro, mas a idéia é continuar os encontros para futuras apresentações e para manter viva a cultura musical sertaneja.
CURSO GRATUÍTO DE INFORMATICA EM SÃO BENTO DO SUL-SC
Na noite de sexta-feira (01/07), aconteceu a aula inaugural do curso de Operador de Computador, que terá 168 horas de duração. O curso será oferecido gratuitamente aos alunos, através da parceria entre o municipio (Secretaria de Assistência Social) e o SENAC. A capacitação será realizada na carreta escola do SENAC, que está instalada ao lado do terminal urbano do bairro de Serra Alta.