Muita gente vem criticando a "postura de injustiçado" de José Dirceu e dos demais condenados pelo STF na Ação Penal 470, diante das duras penas dosadas pelo Colegiado da Suprema Corte. Mas, isso é o que menos me impressiona no caso, afinal, depois de tantos anos acompanhando processos judiciais, posso afirmar que todos os presos sempre se acham "inocentes" e "injustiçados".
O que mais me impressiona, no entanto, independente da decisão do STF, se correta ou incorreta, é a postura do Ministro Lewandowiski: Sempre insensível, inabalável, intocável aos olhos da sociedade, vem adotando postura de verdadeiro advogado dos filiados ao Partido dos Trabalhadores.
Ontem, independente do vexame promovido pelo STF - dois Ministros da mais alta Corte trocaram acusações sérias e muito duras - vimos um homem de quase 70 anos, muitos deles dedicados a advocacia (não à Justiça), fazendo "birra" diante do mundo inteiro. É que, Lewandowski, aborrecido por ter sido confrontado por Joaquim Barbosa e por ter sido preterido pelo Presidente do STF na discussão, simplesmente deixou o plenário do STF.
Suas manifestações foram infelizes, tentou comover o STF dizendo-se surpreso pela postura do Min. Joaquim Barbosa em razão da inversão da ordem do julgamento da dosimetria das penas dos mensaleiros - ao invés de proferir penas aos banqueiros, resolveu iniciar com o ex-ministro todo poderoso José Dirceu - como se isso fosse alguma novidade nos Tribunais pátrios. A inversão da ordem de julgamento é normal e corriqueira...
Mas, o pior, o Ministro "birrento" não tinha direito ao voto no caso, por ter inocentado os jurisdicionados. Então qual foi, de fato, a sua intenção, já que nada poderia ser mudado por ele ????
Entendo que, talvez motivado por aqueles centro-avantes que cavam faltas, para despertar a ira do torcedor contra o juiz, LEWANDOWSKI vem tentando, sem sucesso, levantar a opinião pública contra Joaquim Barbosa... Que tolice! O "cara" vem sendo tratado como "super-herói". Já pensam em lançá-lo candidato à Presidência da República....
Vai aqui, então, um recado: MInistro Lewandowski, deixa de ser criança... todos já sabem sua opinião quanto ao MENSALÃO.... todos já sabem da sua amizade com os acusados e do seu papel no STF... Deixe de bobagem e cumpra com honra a sua função. Julgue de acordo com sua conciência (ou interesse), mas não se engane, suas manifestação não vão mudar nada. Seu lugar não é no Judiciário. Você é advogado... Mude de postura, ou mude de função.
Fonte: Retirado do facebook, da página de “Paulo Fernando Vasconcelos”