29 de mai. de 2010

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO

Lanço um desafio. Que Santa Catarina seja o primeiro Estado brasileiro a cumprir a meta de garantir escola pública e gratuita para as crianças dos quatro aos jovens de 17 anos.

A lei, já em vigor, só foi possível com a aprovação de minha proposta de emenda à Constituição, que garante mais dinheiro para a educação em todo o País. Para você ter uma idéia, são R$ 10 bilhões a mais só este ano. Esses recursos, entre outros benefícios, darão condições a estados e municípios ampliarem a idade no ensino obrigatório, que antes limitava-se à faixa dos seis aos 14 anos.

Está comprovado que a criança que tem escolaridade anterior ao ensino fundamental apresenta desenvolvimento maior e melhor durante a alfabetização e o aprendizado. Já a inclusão dos jovens até 17 anos evita a evasão escolar, comum após os 14 anos. O ensino médio oferta 205.848 vagas em escolas públicas para uma necessidade de atendimento de 325 mil jovens.
A lei estabeleceu um prazo até 2016 para essa mudança ser efetivada. Meu coração de mãe e professora me diz que esse desafio é possível de ser cumprido. Porque sei também da capacidade de trabalho que nosso Estado tem, razão de exercer uma grande liderança no Brasil.
Quanto antes implantarmos o ensino obrigatório dos quatro aos 17 anos, mais rapidamente elevaremos a taxa de estudantes no ensino superior no Estado, que é de apenas 20%. Mais crianças e jovens terão um presente e um futuro melhor. E você, apóia este desafio?
Senadora Ideli Salvatti (PT/SC)
Líder do Governo no Congresso Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário