Prazo para declarar Imposto de Renda começa nesta terça-feira
Especialistas em tributos lembram as mudanças que entram em vigor este ano e avisam que quem declara antes recebe mais cedo a restituição
Nesta terça-feira (1º de março) começa o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda referente a 2010. Para declarar, o contribuinte deverá utilizar o site da Receita Federal ou ir a uma agência da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil e entregar a declaração em CD ou disquete.
Este ano será o primeiro em que a Receita não receberá mais declarações por meio de seus formulários de papel - todos devem fazê-la de forma online e o documento estará disponível já na terça para download no site da Receita. Outras mudanças incluem o aumento do limite para isentos do imposto, que subiu para R$ 22.487,25 durante 2010, e a possibilidade de inclusão, como dependentes, de parceiros em relações homoafetivas desde que haja união estável.
Os documentos básicos para fazer a declaração são os mesmo de sempre: comprovante de rendimentos; extrato bancário e de investimentos, além dos comprovantes de gastos. Os empregadores, bancos e corretoras têm obrigação de entregar esses documentos até o fim do dia de segunda-feira (28). "Se não recebeu, o contribuinte pode registrar uma reclamação na Receita Federal, que autuará a empresa com uma multa pelo atraso na entrega", explica Samir Choaib, advogado tributarista.
A entrega da declaração vai até o dia 29 de abril. Especialistas em tributos lembram que quanto mais cedo a declaração for entregue, mais rapidamente será a liberada a restituição, e atentam também para que se preste atenção nas mudanças no modelo de declaração deste ano.
Fonte: Redação Época, com Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário