14 de jun. de 2013

ARTE EM GRAFITE

Limpeza13/06/2013 | 17h07

Grafite sobre falta de mobilidade urbana é removido pela Prefeitura de Florianópolis
Arte sobre sobre os eternos engarrafamentos na Grande Florianópolis não resistiu à limpeza da Secretaria de Obras. Antes e depois foi registrado por representante do movimento por mais ciclovias na Capital
Foto: Daniel de Araujo Costa / Divulgação / Marcone Tavella / marcone.tavella@horasc.com.br
As palavras-chave "trânsito", "Sul" e "Ilha" dificilmente não acaba em "fila" na mente do cidadão de Florianópolis. Foi inspirado nesta relação óbvia que um artista de rua, que não quis se identificar _ pois prefere ser conhecido por sua mensagem _, resolveu protestar. Protesto que durou pouco mais de um mês.
Com várias cores de tinta e a ajuda de um amigo, o grafiteiro desenhou no concreto do elevado do trevo da seta um garrafão cheio de carros boiando, lentamente, com os dizeres: "Seja Bem Vindo A Filanópolis, Capital da Imobilidade Urbana".
Pois no último dia 10, durante a greve no transporte urbano que intensificou as filas pela cidade, a Prefeitura de Florianópolis desfez a arte do engarrafamento. Com apenas uma tinta, limpou em poucos minutos o trabalho do artista.
— Eu esperava que isto fosse acontecer. O recado foi dado e tocou na ferida, onde era para doer mesmo. A arte traduz o que as pessoas engarrafadas no trânsito diariamente por ali. De arcordo com o artista, a intenção era estimular a reflexão sobre este problema cotidiano, da falta de mobilidade.
— As coisas que nos revoltam se transformam em arte. Não vamos parar porque eles tira. Questionar é nossa função. Levamos perguntas, não respostas — disse.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras, a pintura do viaduto não tem relação com a arte, especificamente, mas segue um cronograma de limpeza e pintura de todos viadutos e elevados, que começou pelo do CIC, no acesso ao Norte da Ilha.
— Não tinha porque a prefeitura deixar a arte lá — resumiu.
O protesto - A arte foi feita no início de maio e ganhou as redes sociais, com repercussão nos meios de comunicação da capital. Além do grafite, haviam algumas pichações que estavam há mais tempo no concreto do elevado e também foram removidas pela Secretaria.

Créditos: HORA DE SANTA CATARINA / Foto: Daniel de Araujo Costa / Divulgação / Marcone Tavella / marcone.tavella@horasc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário