23 de dez. de 2011

O NATAL NÃO É UMA FÁBULA DE CRIANÇA!

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14) e continua fazendo morada com a gente. Na celebração do nascimento de Jesus, desejo que o amor ensinado pelo Menino da Gruta de Belém seja o parâmetro fundamental da tua existência, o critério basilar do teu pensamento e de tua ação, o vértice supremo das tuas aspirações.

Que no novo ano - e em todos os dias de tua existência - você ame a Verdade, mostra-te como és: sem fingimentos, sem receios. Se a Verdade te custa a perseguição, aceita-a; se te custa o tormento, suporta-o. E se, pela Verdade, tiveres que sacrificar-te a ti mesmo e a tua vida, sê forte no sacrifício!

Feliz Festa do Nascimento de Jesus e que no ano da Graça do Senhor de 2012 possamos juntos caminhar. Que a Civilização do Amor se estabeleça!

O Natal não é uma fábula de criança!

A boa nova da gruta de Belém fez do Natal uma grande festa universal. Uma grande festa é oportunidade de consumo. Mas o Menino da manjedoura é muito pobre, não consome e nem ajuda a consumir. Então, muitos procuram aposentá-lo e entronizar o papai Noel. Por mais que se procure fazer crer na 'magia do Natal' comercial, o Natal não constitui-se numa fábula de crianças. Em sua essência, o Natal representa uma resposta de Deus ao drama da humanidade, que busca a verdadeira paz.

Os escritores Lucas e Mateus descrevem o nascimento de Jesus: "Naqueles tempos, apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Esse recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade". (Lucas 2,1-3). "Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo de Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém". (Mateus 2,1).

Justino, originário da Palestina, em Diálogo com Trifão (160 d.C.), se refere à gruta onde Jesus nasceu, ainda que não seja mencionada no Evangelho. Orígenes (Contra Celso, 246 d.C.) afirma que "em Belém se encontra a gruta na qual nasceu Jesus e a manjedoura em que foi colocado em faixas".

Mãe do imperador romano Constantino, Helena mandou erguer a Basílica da Natividade (326 d.C.). Sua estrutura foi construída sobre a caverna que a tradição cristã marca como local do nascimento de Jesus. Essa Basílica esta localizada em Belém da Judeia (cidade atualmente administrada pela Autoridade Nacional Palestina). O historiador Eusébio de Cesareia, em sua obra Vida de Constantino, fez menção ao local: "Tratava-se de uma grande Basílica com cinco naves, sobre as quais se abria uma construção octogonal que encerrava a gruta da natividade".

O dia 25 de dezembro, como data da Natividade, remonta aproximadamente ao ano 204 e se deve a Hipólito de Roma, enquanto a celebração do Natal se afirma numa "forma definida" mais tarde, no Séc. IV, quando toma o lugar da festa pagã do "Sol invictus", o sol invencível.

A cena assistida pelos habitantes de uma pequena localidade do alto Lácio (Itália), na noite de Natal de 1223, mudou para sempre a percepção do Natal. O presépio vivo montado por São Francisco na simplicidade de uma estrebaria de Greccio deu pela primeira vez uma imagem viva e tocante do nascimento de Jesus. Com São Francisco, o Natal se abre a uma nova dimensão. A noite de Greccio deu ao cristianismo a intensidade e a beleza da festa do Natal, a amar e adorar a humanidade de Cristo. Assim, o presépio nos possibilita experimentar de modo concreto, vivo e atual a humildade e a grandeza do evento do nascimento do divino Salvador. Graças ao pobrezinho de Assis, o povo cristão pode perceber que no Natal Deus verdadeiramente se tornou o "Emanuel", o Deus-conosco, de quem nenhuma barreira e nenhuma distância nos separa. Naquele Menino, Deus tornou-se tão próximo de cada um de nós que podemos chamá-lo de você e manter com ele uma relação confidencial de profundo afeto, assim como fazemos com um recém-nascido.

Créditos: Conselheiro Tutelar Paulo Vendelino Kons, do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA

19 de dez. de 2011

FELICITAÇÕES

Clique sobre a imagem para amplia-la.

12 de dez. de 2011

PRAIA LAGOINHA DO LESTE / FLORIANÓPOLIS - SC

Um dos acessos e o mais radical, é percorrendo a trilha que leva aproximadamente 1:30 horas. A praia conta com pouco mais de um quilômetro de extensão, possui um rio de água doce que desemboca no mar e está cercada por morros. Ela faz parte do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, que compreende 453 hectares de Mata Atlântica preservada.


Àlbum completo, postado no facebook : clique aqui

orkut : clique aqui


8 de dez. de 2011

2 de dez. de 2011

O SUL DO BRASIL - POR ARNALDO JABOR

Publicado em 29/09/2010

Se todos nós amássemos o nosso País como os sulistas, o Brasil seria outro…

O Brasil tem milhões de brasileiros que
gastam sua energia distribuindo
ressentimentos passivos.

Olham o escândalo na televisão e exclamam ‘que horror’.

Sabem do roubo do político e falam ‘que vergonha’.

Vêem a fila de aposentados ao sol e comentam ‘que absurdo’.

Assistem a uma quase pornografia no programa dominical de televisão e dizem ‘que baixaria’.

Assustam-se com os ataques dos criminosos e choram ‘que medo’.
E pronto!

Pois acho que precisamos de uma transição ‘neste país’.
Do ressentimento passivo à participação ativa’.

Pois recentemente estive em Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville, Foz do Iguaçu e Curitiba, onde pude apreciar atitudes com as quais não estou acostumado, ainda mais um paulista/paulistano que sou.

Um regionalismo que simplesmente não existe na São Paulo que, sendo de todos, não é de ninguém. No Paraná, palestrando num evento da FAE, uma surpresa.

Abriram com o Hino Nacional.

Todos em pé, cantando.

Em seguida, o apresentador anunciou o Hino do Estado do Paraná.

Fiquei curioso. Como seria o hino?

Comentei com um senhor ao meu lado, e ele disse que em todas as partidas de futebol no Estado, o hino estadual também é executado.

Começa a tocar e, para minha surpresa, quase todos cantam a letra:

“Entre os astros do Cruzeiro
És o mais belo a fulgir!
Paraná serás luzeiro,
Avante para o porvir!

A glória, Santuário..
Que o povo aspire e que idolatre-a…
E brilharás com brilho vário,
Estrela rútila da Pátria,
Pela vitória do mais forte,
Lutar, lutar, chegada é a hora!”

Na semana seguinte, em um belo evento que palestrei na Sindirádio em Porto Alegre, pós Hino Nacional Brasileiro, toca-se o Hino do Estado do Rio Grande do Sul:

“Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o vinte de setembro
o precursor da liberdade”

Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão. Com garrafa de água quente e tudo.
E oferece aos que estão em volta. Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem.

E eu fico pasmo. Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem.
Aquilo cria um espírito de comunidade ao qual eu, paulista, não estou acostumado.

Desde que saí de Bauru, nos anos setenta, não sei mais o que é ‘comunidade’.

Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo.

Aliás, você sabia que São Paulo tem hino? Que o Rio de Janeiro tem hino? Pois é…

Foi então que me deu um estalo.

Sabe como é que os ‘ressentimentos passivos’ se transformarão em participação ativa?

De onde virá o grito de ‘basta’ contra os escândalos, a corrupção e o deboche que tomaram conta do Brasil?

De São Paulo é que não será.

Esse grito exige consciência coletiva, algo que há muito não existe em São Paulo e Rio de Janeiro.

Os paulistas e cariocas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais interesse por sair às ruas contra a corrupção.

São Paulo é um grande campo de refugiados, sem personalidade, sem cultura própria, sem ‘liga’.

Cada um por si e o todo que se dane.

E isso é até compreensível numa cidade com 12 milhões de habitantes.

Penso que o grito – se vier – só poderá partir das comunidades que ainda têm essa ‘liga’.
A mesma que eu vi em Curitiba e Porto Alegre.


Algo me diz que mais uma vez os brasileiros apaixonados do sul é que levantarão a bandeira.
Que buscarão em suas raízes a indignação que não se encontra mais em São Paulo, Rio, etc.

Que venham, pois. Com orgulho me juntarei a eles.

De minha parte, eu acrescentaria, ainda: ‘…Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra…’

Arnaldo Jabor

MUDANÇA NO JORNAL NACIONAL APÓS 14 ANOS

JORNAL NACIONAL

Sai Fátima, entra Patrícia

Depois de 14 anos, jornalista deixa a bancada do Jornal Nacional e dá lugar à apresentadora do Fantástico

Os telespectadores do mais tradicional telejornal do país serão recepcionados por uma nova anfitriã no “boa noite” da próxima terça-feira. Após quase 14 anos dividindo a bancada do Jornal Nacional com o marido, William Bonner, a jornalista Fátima Bernardes deixará o programa para se dedicar a uma atração matinal a estrear na Globo em 2012. Em seu lugar, assume Patrícia Poeta, que nos últimos quatro anos apresentou o Fantástico.

Renata Ceribelli, que eventualmente apresentava a revista eletrônica dominical, será a nova parceira de Zeca Camargo.

As mudanças foram oficialmente divulgadas ontem, em uma coletiva de imprensa. Durante a edição do JN, o casal falou novamente sobre a saída de Fátima.

A jornalista propôs seu projeto à emissora em abril, obtendo aprovação imediata do diretor-geral, Octávio Florisbal. Detalhes sobre estrutura, cenário, locação e horário da atração estão sendo mantidos sob sigilo.

– O que eu posso adiantar é que continuarei com funções jornalísticas. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar. É um sonho antigo – disse Fátima.

Patrícia também herdará as demais funções da colega, ocupando o cargo de editora-executiva e apresentando o Globo Notícia. Na entrevista, Patrícia, 35 anos, exaltou as novidades:

– Estava totalmente concentrada em meus projetos para o Fantástico em 2012. Também fiquei muito feliz ao saber do passo que Fátima está dando. É uma mudança que nos deixa, eu e Fátima, muito satisfeitas – comentou.

Na próxima segunda, deve ir ao ar uma edição especial do JN marcando a troca. Patrícia será chamada à bancada por Fátima e William e serão apresentados vídeos com uma retrospectiva da carreira das duas. Patrícia apresentará normalmente o Fantástico deste final de semana, e no domingo seguinte, dia 11, estará presente para dar as boas-vindas a Renata.

Fonte: 2 de dezembro de 2011 | N° 9374 / Jornal Diario Catarinense

28 de nov. de 2011

MORTE DO VEREADOR MARCELINO CHIARELLO.

Matéria sobre a morte do Vereador do PT de Chapecó-SC, conforme repassada pelo Secretário Geral do PT/SC José Paludo, está postada no blog: http://www.ptn-sc.blogspot.com/

26 de nov. de 2011

REJEIÇÃO QUANTO A DIVISÃO DO PARÁ, SEGUNDO DATAFOLHA

Rejeição à divisão do Pará passa de 60% dos eleitores, diz Datafolha

Apoio à criação de Tapajós e Carajás oscila para baixo.

Levantamento é o primeiro após o início da campanha na TV.

Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (25) mostra que se mantém majoritária, entre os eleitores do Pará, a rejeição à divisão do estado em três. No levantamento, 61% são contra a criação do Tapajós e 62% a do Carajás.

Os números indicam leve alta em relação à última sondagem, de 11 de novembro. No início do mês, 58% se diziam contra a criação dos dois novos estados. No caso do Tapajós, a oscilação para cima da rejeição se deu dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais. Já a rejeição ao Carajás, ultrapassa, chegando a 4 pontos.

A pesquisa foi encomendada pelas TVs Liberal e Tapajós, afiliadas da TV Globo no Pará. Foram ouvidas 1.015 pessoas entre os dias 21 e 24 de novembro. Foi a primeira pesquisa feita após o início da campanha de TV.

Em relação ao primeiro levantamento, oscilou para baixo, também dentro da margem de erro, o apoio à criação dos dois estados e também o percentual dos que ainda não sabem como votar.

Antes, o apoio para a criação do Tapajós alcançava 33%; agora está em 30%. Apoiavam o Carajás 33%; hoje, são 31%. Os que não sabem sobre o Tapajós caíram de 10% para 9% e sobre o Carajás, de 8% para 7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 50287/2011. O plebiscito que decidirá a divisão, restrito aos eleitores do Pará, está marcado para o dia 11 de dezembro. Caso os paraenses optem pela criação dos outros dois estados, a decisão final ainda passa pelo Congresso e pela presidente Dilma Rousseff.

Créditos: 25/11/2011 22h10 - Atualizado em 25/11/2011 22h19 / G1, BRASILIA-DF

17 de nov. de 2011

INAUGURADO ESPAÇO GASTRONOMICO NA FUNDAÇÃO "XUXA MENEGHEL"

Xuxa se emociona em inauguração do espaço gastronômico da sua fundação

Quem disse que rainha não tem sonhos e que não se emociona quando os realiza? Xuxa que o diga. A rainha dos baixinhos não conteve a emoção e foi às lágrimas durante a inauguração do espaço Gastronomia, Arte e Cultura em sua fundação, situada em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, no início da tarde desta quinta-feira.

"Eu já sonhava com esse espaço. Como hoje a gente está conseguindo inaugurar, estou hiperfeliz. As pessoas vão aprender a costurar, a cozinhar e uma série de outras coisas. A realização é fruto de uma parceria com muitas pessoas e empresas, somos uma família enorme", declarou a apresentadora, emocionada.

O projeto social, em parceria com o Instituto Vira Vida, ajuda a tirar crianças carentes da rua e proporciona a elas a oportunidade de aprender uma profissão. A primeira dama, Adriana Ancelmo, e o presidente do Rio Solidário, ao lado de vários parceiros do programa assinaram um acordo e fecharam uma parceria para os trabalhos do novo espaço da Fundação Xuxa Meneghel.

Fonte: globo.com
Fotos: Thiago Andrade / PhotoRioNews

14 de nov. de 2011

26.299 TORCEDORES ASSISTIRAM MAIS UMA VITORIA COXA, FRENTE AO FLAMENGO

Boa atuação de Maranhão convence Marcelo
Oliveira (Foto: Divulgação / Coritiba)

A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

É o Flamengo que sonha com o título brasileiro, mas foi o Coritiba que mandou e desmandou em campo neste domingo, no Couto Pereira. O time paranaense controlou a partida, pela 34ª rodada do Brasileiro, e venceu facilmente por 2 a 0. Leonardo e Maranhão fizeram os gols, ambos no primeiro tempo.

Apegando-se às possibilidades de classificação à Libertadores, o Coritiba conseguiu uma inédita sequência de três vitórias neste campeonato, está em nono e pulou para 51 pontos - a quatro do G-5 - à base de velocidade ofensiva e forte marcação na dupla Thiago Neves e Ronaldinho.

O camisa 10 rubro-negro teve atuação apagada e pouco ajudou sua equipe. O Rubro-Negro para nos 55 pontos - a seis do líder Corinthians - e termina a rodada em sexto, fora da zona de classificação à Libertadores. Há seis rodadas o time não saía do G-5. Em 90 minutos, o time visitante só deu cinco chutes a gol contra 14 dos vencedores.

O Coxa mantém a freguesia sobre o rival. São oito vitórias seguidas no Couto Pereira - a última do Fla foi em 1998.

Na próxima rodada, a 35ª, os dois times jogam na quinta-feira. O Coritiba visita o Atlético-MG, e o Flamengo recebe ascendente Figueirense, que coleciona 13 jogos de invencibilidade e seis vitórias seguidas.

8 de nov. de 2011

O PODER É ASSUSTADOR

Analisando os últimos acontecimentos políticos, chega-se a conclusão de que o poder é assustador. O Partido dos Trabalhadores (PT)quando era oposição batia sempre na mesma tecla de combater a corrupção. Depois de tantas lutas, chegou ao poder e tantas lideranças petistas acabaram se envolvendo em tantos escândalos. Recentemente denuncias envolvendo integrantes de outro partido, também de estrema esquerda e que pela sua trajetória e história, sempre foi muito seletivo quanto à filiações, pois o “camarada”, para se filiar ao PCdoB, tinha que ser ideológico. Agora a bola da vez são integrantes do PDT, outro partido de esquerda que teve e sempre terá como maior líder politico o saudoso Leonel Brizola. As denuncias envolve o Ministro Carlos Lupi e o Ministério do Trabalho que está sob o comando dos pedetistas. Diante de tantas denuncias de corrupção no Ministério do Esporte e agora no do Trabalho. Esperamos que as investigações continuem até se esclarecer por completo estes episódios, pois quem paga o preço é o cidadão comum que não tem nada com as falcatruas, como ocorreu com a suspensão dos contratos com as ONGs e que as entidades sérias acabam sendo prejudicadas, mas diante dos fatos, esta foi uma atitude necessária. O importante é a população brasileira com o apoio da imprensa continuar com os olhos abertos e atentos.

VOCE SABE CONTROLAR O MAU HUMOR?

Veja o quanto seus hábitos incentivam o corpo a produzir substâncias contra a cara amarrada

Seu corpo não precisa de nenhum acontecimento mágico para responder com uma carga de bom humor. Atividades de rotina, como uma boa relação sexual ou a prática de exercícios físicos, são capazes de transformar a cara mais carrancuda num sorriso amável. Quem está por trás do fenômeno são os neurotransmissores serotonina, endorfina, dopamina e noradrenalina, produzidos pelo cérebro em resposta a diferentes estímulos com a intenção de nos deixar relaxados.

"Entre as funções dessas substâncias, estão melhorar o humor e a memória, aumentar a resistência e a disposição física e mental, fortalecer o sistema imunológico e a aliviar a sensação de dor", explica a psicóloga Paula Simões, do Hospital VITA Curitiba.

No entanto, não adianta esperar que essas substâncias façam o trabalho sozinhas, é preciso estimular a produção de neurotransmissores em nome do humor.

Fonte: minha vida.com.br – publicado em 31/10/2011 por Carolina Gonçalves

28 de out. de 2011

CORRUPÇÃO - REDE SOCIAL

Rede Social

O viés político de Guga anda apurado. O tenista soltou o verbo, ontem, ao comentar, via Twitter, a nomeação de Aldo Rebelo para o Esporte. Fez críticas ao loteamento dos cargos.

– Acho inaceitável o fato de ministérios pertencerem a partidos! Compromete demais a eficácia, como mudar isso? – declarou.

Mais tarde, reclamou porque um especialista não estava na pasta e comentou uma mensagem do jornalista Marcelo Tas, que afirmava não entender comunistas aliados da Fifa.

– Também estou tonto! Não consigo entender nosso país! Alguma dica? – indagou Guga, que já provocou reações quando reclamou da situação de Florianópolis, principalmente da violência, em entrevista ao colega Olavo Moraes.

Fonte: Jornal Diário Catarinense nº 9339 de 28 de outubro de 2011

INFORME POLÍTICO | ROBERTO AZEVEDO

CORRUPÇÃO - PRIMEIRO NOCAUTE

Ongs perdem repasse para Segundo Tempo

Ministro Aldo Rebelo diz que programa não acaba, mas convênios serão fechados com prefeituras

Horas após ser confirmado como novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP) afirmou, ontem, que vai fazer mudanças na pasta e que não pretende mais realizar convênios de nenhum programa do ministério com ONGs.

Segundo Rebelo, a presidente Dilma Rousseff lhe deu a responsabilidade de montar a nova equipe. Ele disse, no entanto, que ainda não pensou em nomes.

Em resposta às suspeitas de irregularidades na pasta, Rebelo disse que não pretende realizar novos convênios com ONGs em todos os programas do ministério, não só nos do programa Segundo Tempo principal alvo das suspeitas de desvio de dinheiro e que levou a queda de Orlando Silva. Ele afirmou que as ações do ministério devem continuar por meio de convênios com as prefeituras.

– Os convênios com as prefeituras continuam. Não vamos acabar com o Segundo Tempo. A intenção é acabar com os convênios com as ONGs, em qualquer programa. Não acabar com os programas. Continuaremos fazendo (os convênios) com as prefeituras, com os órgãos públicos – disse.

O novo ministro não confirmou, porém, a suspensão dos convênios que já estão em andamento. E disse que todas as investigações na pasta devem continuar.

– As ações do Ministério Público, da Polícia Federal, Tribunal de Contas, dos órgãos de controle terão curso, com apoio e ajuda do ministério.

Aldo falou ainda sobre sua ligação com a Fifa e com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele já presidiu a CPI do Futebol, entre 2000 e 2001, mas negou que isso possa influenciar o seu trabalho. Também negou que as doações de campanha que recebeu de empresas patrocinadoras da CBF possam o atrapalhar.

– Não atingirá de qualquer forma a minha independência – disse.

Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Rebelo confirmou que defende a meia-entrada para os jogos da Copa de 2014, no Brasil, mas disse que a partir de agora a sua posição é a posição de governo. Ele disse que a relação da Fifa com o governo “será de cooperação e independência”. Mais cedo, Aldo almoçou com o antecessor e colega de partido, Orlando Silva.

Recebi da presidente Dilma a demonstração de confiança e a responsabilidade de montar a minha equipe para dirigir o ministério. As mudanças serão anunciadas de acordo com as consultas que vou realizar para estruturar a equipe que trabalhará comigo no ministério.

Fonte: Jornal Diario Catarinense / 28 de outubro de 2011 | N° 9339

NOTA:

Achei positiva a posição tomada pela Presidente Dilma em afastar o Ex Ministro Orlando Silva. Com a permanencia do ministério nas mãos dos comunistas brasileiros, esperamos que as investigações continuem até se esclarecer por completo o episódio e está mais que na hora de se acabar com práticas de favorecimentos e cobranças de comissões por verbas públicas para serem liberadas. O importante é a população brasileira com o apoio da imprensa continuar com os olhos abertos e atentos.

25 de out. de 2011

CORRUPÇÃO - PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

SEGUNDO TEMPO
ONGs estão prontas a delatar corrupção
PM afirma que ministro sabia do esquema de arrecadação para o PC do B
Em novo depoimento de mais de quatro horas à Polícia Federal (PF), o policial militar João Dias informou que pelo menos 20 organizações não governamentais aceitaram delatar o esquema de arrecadação de propina que o PC do B teria montado no Ministério do Esporte.

O esquema funcionaria com entidades conveniadas ao Programa Segundo Tempo e outras ações da pasta. As entidades, segundo ele, vão depor nos próximos dias.

Dias disse que o esquema incluía o pagamento, pelas ONGs, de um “pedágio” de 10% a 20% para um escritório de consultoria e a contratação dos serviços de um cartel de seis empresas indicadas pela cúpula do Ministério do Esporte, ligadas ao PC do B. Pelo menos 20% de todo o dinheiro dos convênios firmados com 300 ONGs, conforme o policial, eram desviados e parte ia para financiar a estruturação do partido e campanhas de candidatos.

– Fui vítima de chantagem e retaliações porque não aceitei as condições absurdas que me exigiam – afirmou Dias.

Além destas ONGs, o policial deu à PF os nomes de outras 10 entidades que, segundo garante, aceitaram condições irregulares para obter recursos do programa. Segundo ele, as ONGs, para receber os recursos do Programa Segundo Tempo e não serem molestadas na prestação de contas, tinham de comprar produtos e serviços de um “pool” de seis empresas: Infinita Comércio, Linha Direta, JG, Transnutre, HS e Capte Comércio.

Para a imprensa, na saída do depoimento, ele deu os nomes de cinco ONGs de Brasília e uma de Santa Catarina, o Instituto Contato. A reportagem ligou para o advogado do Instituto na noite de ontem, mas ele se recusou a atender. Sua lista inclui três entidades da Bahia, mas ele não revelou os nomes.

Auxiliares seriam os operadores dos desvios

O policial garantiu que o ministro Orlando Silva sabia de todo o esquema, que seria operado pelos seus principais auxiliares, entre os quais o chefe de gabinete, o secretário executivo, o secretário nacional de Esportes Educacionais e os chefes de áreas técnicas e jurídica. Ele disse ter entregue à PF documentos novos, 13 áudios e outras mídias, como CDs, que comprovariam os desvios de recursos. Ele disse que nenhuma das mídias contém imagem ou voz do ministro.

Fonte: Jornal Diario Catarinense - edição nº 9336 de 25/10/2011