21 de dez. de 2013

DECORAÇÃO NATALINA NA PRAÇA XV, NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS-SC

ÁLBUM COM 44 IMAGENS POSTADAS NA PÁGINA NO FACEBOOK DE JOSÉ CARLOS DE PAULA 

28 de nov. de 2013

MORRE NILTON SANTOS AOS 88 ANOS

Vinha agora para o trabalho e escutando um programa jornalístico. No momento apresentavam uma matéria em homenagem ao lendário lateral esquerdo Nilton Santos, que morreu ontem aos 88 anos, no Rio de Janeiro. (16/05/1925 – 27/11/2013)
O cara foi um craque, além de jogar por amor a camisa, pois jogou em toda a sua carreira por um único clube. Por um período era o único jogador do botafogo, que também jogava na seleção brasileira( imagina o assédio de outros clubes) e por duas oportunidades assinou contrato em branco. Sobre o comentário de que Garrincha havia passado uma bola por entre as pernas do Nilton Santos, na época ele confirmou, mas recentemente em uma entrevista ele disse, “confirmei por que o cara precisava aparecer, ser conhecido e além do mais sempre fomos muito próximos, até por que ele me deu uma filha para eu batizar (risos), então não me custou nada”. Em outro momento na entrevista ele diz “Se existe outro mundo, vai ser legal, pois poderei reencontrar Garrincha, Didi, Amarildo e tantos outros amigos que já se foram, mas acho que isso não vai acontecer, porque da terra viemos e terminamos nela”.

Dica para pesquisa: Wikipédia

12 de out. de 2013

CONFRATERNIZAÇÃO NO TRABALHO

Ontem (11/10/2013), na hora do almoço, por iniciativa da nossa chefe do setor(Janete) onde trabalho, realizamos a revelação do amigo secreto(oculto), alusivo ao dia das crianças.(risos)
Foi uma iniciativa sensacional, porque além da interação que ocorreu entre os colegas de trabalho, também serviu para nos conhecermos melhor, pois cada um relatou algo que marcou sua infância. Foram momentos de muitos risos  e descontração, afinal.....por mais que a idade avance, sempre existe uma criança dentro de cada um de nós.
Parabéns a todos os amigos que participaram desta brincadeira.......

Um agradecimento muito especial a minha amiga secreta, que agora não é mais, “Darsone”(Branca),  pelas guloseimas que ganhei....Vou passar um bom tempo só consumindo coisinhas boas, mas em contrapartida, terei que aumentar as minhas pedaladas e corridas......(risos).

SALVE 12 DE OUTUBRO

Para mim, hoje é um dia tri-legal ......12 de Outubro

*Nossa Senhora Aparecida. 
*Aniversário do Coritiba F.C
*Dia das Crianças.

Desejo um dia muito especial à todos!!!!


14 de jun. de 2013

ARTE EM GRAFITE

Limpeza13/06/2013 | 17h07

Grafite sobre falta de mobilidade urbana é removido pela Prefeitura de Florianópolis
Arte sobre sobre os eternos engarrafamentos na Grande Florianópolis não resistiu à limpeza da Secretaria de Obras. Antes e depois foi registrado por representante do movimento por mais ciclovias na Capital
Foto: Daniel de Araujo Costa / Divulgação / Marcone Tavella / marcone.tavella@horasc.com.br
As palavras-chave "trânsito", "Sul" e "Ilha" dificilmente não acaba em "fila" na mente do cidadão de Florianópolis. Foi inspirado nesta relação óbvia que um artista de rua, que não quis se identificar _ pois prefere ser conhecido por sua mensagem _, resolveu protestar. Protesto que durou pouco mais de um mês.
Com várias cores de tinta e a ajuda de um amigo, o grafiteiro desenhou no concreto do elevado do trevo da seta um garrafão cheio de carros boiando, lentamente, com os dizeres: "Seja Bem Vindo A Filanópolis, Capital da Imobilidade Urbana".
Pois no último dia 10, durante a greve no transporte urbano que intensificou as filas pela cidade, a Prefeitura de Florianópolis desfez a arte do engarrafamento. Com apenas uma tinta, limpou em poucos minutos o trabalho do artista.
— Eu esperava que isto fosse acontecer. O recado foi dado e tocou na ferida, onde era para doer mesmo. A arte traduz o que as pessoas engarrafadas no trânsito diariamente por ali. De arcordo com o artista, a intenção era estimular a reflexão sobre este problema cotidiano, da falta de mobilidade.
— As coisas que nos revoltam se transformam em arte. Não vamos parar porque eles tira. Questionar é nossa função. Levamos perguntas, não respostas — disse.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras, a pintura do viaduto não tem relação com a arte, especificamente, mas segue um cronograma de limpeza e pintura de todos viadutos e elevados, que começou pelo do CIC, no acesso ao Norte da Ilha.
— Não tinha porque a prefeitura deixar a arte lá — resumiu.
O protesto - A arte foi feita no início de maio e ganhou as redes sociais, com repercussão nos meios de comunicação da capital. Além do grafite, haviam algumas pichações que estavam há mais tempo no concreto do elevado e também foram removidas pela Secretaria.

Créditos: HORA DE SANTA CATARINA / Foto: Daniel de Araujo Costa / Divulgação / Marcone Tavella / marcone.tavella@horasc.com.br

5 de jun. de 2013

MUITOS

Conheci muita gente motivada que começou e simplesmente parou. Conheci muita gente inteligente que não compartilhou o que sabia e desapareceu. Conheci muita gente esperta que sucumbiu na própria esperteza. Conheci muita gente com ótima retórica e que ficou falando sozinha. Conheci muita gente boa eu não vejo mais. Perdi amigos que me ensinaram muito em pouco tempo. Quis fazer amigos que nunca conquistei, mas sempre admirei. Escutei histórias que nunca acreditei, e contei algumas também...
É engraçado, e me dei conta a pouco tempo, da quantidade de pessoas que passam pela nossa vida e realmente colocam o dedo na nossa existência. Uns vão, outros vem, alguns ficam, uns só vão e outros, nunca vem. Uns deixam algo, uns nada, outros ainda tiram. Esta salada “de gente” é o que tempera nossa existência, que ajusta nossa convivência e que no final das contas nos forma como pessoas. Se os exemplos foram bons ou ruins ou se simplesmente não existiram que importa? Cada qual a seu modo ensinou. Sempre preferi os inquietos, aqueles que não dão sossego. São imprevisíveis, difíceis de compreender, de conviver, até certo ponto meio chatos, mas no bom sentido. (se isto existe?!) Em comum pelo que observei, têm uma característica marcante. São absolutamente DETERMINADOS. Querem, planejam (mas nem sempre com cuidado), executam, caem, mudam a rota, mas nunca o destino e finalmente conseguem o objetivo, mesmo que isto lhes custe muito caro. Possivelmente cobrem muito mais de si mesmo que de qualquer a seu lado. Detestam perder, mas entendem que a derrota também ensina. Tem pressa extrema e não entendem porque todo mundo não é igual. Muitas vezes erram pelo julgamento precipitado, porem sabem se desculpar. Por sinal se desculpam muito, pois erram mais simplesmente porque fazem mais, tentam mais, se esforçam mais. Mantem firme a ultima palavra mesmo que ela seja um simples e verdadeiro, “eu errei”. Sabem bem que antes do erro veio a tentativa e lá no fundo valeu a pena o esforço. Enfim, gente difícil de conviver, mas quer saber, gratificante as conhecer!
Texto: JMF – James Mauro Fuc

12 de mai. de 2013

CORITIBA - TETRA CAMPEÃO PARANAENSE


FELIZ DIA DAS MÃES


**Amor materno
Amor incondicional,
Amor sem igual,
Só você sabe o que é amar,
Sem medir esforços.
Mesmo que o mundo caia,
Que a vida tome rumos diferentes,
Que nada mais faça sentido,
O amor materno sempre existirá.
Nada pode abalar o amor de mãe.
Nada pode vencer um amor assim.
Nem mesmo o fim dos tempos consegue.
Mesmo que ele ainda esteja na barriga,
O filho já é vivido intensamente.
Viva a todas as mães que podem amar
Seus filhos, mesmo que ele não seja
Fruto do seu ventre, o sentimento é o mesmo.
Então, jamais esqueça disso, sua mãe é tudo.
Fonte: diadasmaes2012.com

16 de abr. de 2013

1 de abr. de 2013

AUMENTA DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

Alertas de desmatamento na Amazônia Legal sobem 26% em seis meses | Agência Brasil
Heloisa Cristaldo / Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal subiram 26%, entre 1º de agosto de 2012 e 28 fevereiro de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado, informou hoje (28) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Os dados foram registrados pelo Deter, sistema de detecção de desmatamento em tempo real do Inpe, que usa imagens de satélite para analisar a perda da Floresta Amazônica em nove estados. Eles incluem a degradação, referente ao desmatamento parcial da floresta, e o corte raso, quando há desmatamento total da área e o solo fica exposto. No total, foram registrados alertas de desmatamento ou degradação nos últimos seis meses em 1.695,27 quilômetros quadrados da floresta.
Segundo o diretor de Proteção Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano de Menezes Evaristo, o índice divulgado hoje ainda não comprova o aumento de desmatamento na região.
'Não se pode dizer que com o aumento de alertas houve o aumento de desmatamento. Isso porque o Deter, que tem um componente de degradação florestal que pode se tornar ou não em desmatamento. Temos que aguardar o período Prodes [Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia] em julho para ser definido se aquela degradação foi realmente corte raso [desmatamento]', explicou.
Os campeões da lista de alertas de desmatamento são os estados de Mato Grosso, do Pará e de Rondônia. O Acre teve uma redução de 84% nos alertas - no período analisado em 2012, foram 28, e este ano, apenas quatro.
'Mato Grosso e Pará sempre foram os campeões do desmatamento. Esses alertas podem estar sendo impulsionados pelo boom das commodities, pelo aumento do preço da terra e pode ter havido uma pressão maior no mês de julho. Mas a administração ambiental reagiu, mudou as estratégias e trouxemos de novo sob o controle qualquer ameaça [de degradação da floresta]', disse Evaristo.
Com o acréscimo de alertas para fiscalização, o Ibama adotou novas estratégias e apreendeu no mês de fevereiro R$ 15 milhões em toras de madeira. As ações da Operação Onda Verde superaram, em apenas um mês de fiscalização no oeste paraense, o volume de madeira em tora ilegal apreendido em 2012 em todo o estado. A operação tem ações em áreas críticas, que respondem a 54% de todo o desmatamento da Amazônia Legal, em Mato Grosso, Amazonas e em Rondônia e já retirou de circulação mais de 65 mil metros cúbicos de toras ilegais.
'Para onde o desmatamento caminhar, através dos alertas que o Inpe nos passar pelo Deter, nos encaminharemos para as nossas bases para conter o desmatamento. E o grande alento deste ano, entramos a partir de janeiro e em fevereiro fizemos grandes apreensões de madeira. Só no Pará, quase 22 mil m³ de tora foram apreendidos no mês de fevereiro, pegamos todos os desmatadores que fazem o corte seletivo na floresta de surpresa, na chuva, mais de 100 tratores foram apreendidos', destacou o diretor. De acordo com Evaristo, as ações não tem data para terminar
Edição: Carolina Pimentel/ Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
CRÉDITOS:Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

COMUNISMO E CARA DE PAU

27 de Março de 2013

Passou praticamente despercebido do noticiário da semana passada a decisão da direção da Câmara Federal de revogar uma resolução dela própria, de 1948, em que cassou o mandato de 14 deputados do Partido Comunista. A cassação fora baseada em sentença do Tribunal Superior Eleitoral, confirmada pela Supremo, porque baseada na Constituição. Conhecida como constituição liberal, ela vedava, no entanto o Partido Comunista, porque ele não aceitava a pluralidade de partidos, nem a liberdade, nem a democracia nos países em que estava no poder. Recuperaram os mandatos, entre outros, o escritor Jorge Amado, o mentor da guerrilha do Araguaia, João Amazonas e o autor do Manual da Guerrilha Urbana, Carlos Marighella - todos agora mortos. O Senado, por sua vez, devolveu o mandato a Luís Carlos Prestes que, patrocinado por Moscou, tentou tomar o governo em 1945, num levante que matou 32 militares, a maioria enquanto dormia no quartel da Praia Vermelha.

A líder do Partido Comunista do Brasil, a gaúcha Manuela d`Ávila, num discurso patético, disse que demorou o reconhecimento da injustiça feita contra quem lutou pela democracia e pelos direitos humanos. Ela deve julgar que todos sofrem de alienação mental. Quem mais oprimiu a democracia e os direitos humanos no planeta, no século XX foi o Partido Comunista. Onde tomou o poder, a partir de 1917, suprimiu todos os direitos e impôs ditaduras cruéis, torturadoras, sangüinárias, de que hoje ainda temos resquícios, em Cuba e na Coréia do Norte. Foi o Partido Comunista que baixou uma cortina de ferro sobre parte da Alemanha, sobre a Polônia, a Hungria, a Tchecoslováquia e tantas outras infelizes nações da Europa e Ásia.

Foi a maior praga do século XX, afetando a vida de milhões de habitantes de países que ficaram sob seu jugo, e de outros milhões em que os comunistas tentaram tomar o poder pela força das armas, como no Brasil, por duas vezes, no Uruguai, na Argentina, no Chile, para citar alguns sul-americanos. O terror comunista matou mais que o nazismo de Hitler - com quem aliás, Stálin fez acordo para massacrar a Polônia. Calcula-se que os assassinatos genocidas praticados por ditadores comunistas na Europa e Ásia chegam a 100 milhões. O holocausto de Hitler matou 6 milhões de judeus, segundo se calcula.

Escapamos da ditadura comunista graças à incompetência monumental de Prestes e seus companheiros, na tentativa de golpe em 1935. Moscou, que pagava tudo e mantinha observadores em torno de Prestes, como Olga Benário, ficava atônita com os erros dos comunistas brasileiros, como pesquisou em arquivos soviéticos William Waack para o livro "Camaradas". Mesmo assim, quando Prestes foi a Moscou no início de 1964, obteve de novo a promessa de auxílio político e militar. Em troca, garantia que "uma vez a cavaleiro do aparelho de estado, converter rapidamente, a exemplo da Cuba de Fidel, a revolução nacional-democrática em socialista." Isso é História, que relembro agora porque muita gente, com a maior cara-de-pau vem nos falar de democracia e de direitos humanos dos comunistas.

Alexandre Garcia é jornalista em Brasília e escreve semanalmente em Só Notícias



23 de mar. de 2013

CHARGE

Fonte: Jornal AGazeta - edição nº 4963

14 de mar. de 2013

MAIS RESPEITO!

Mais respeito!
Como seria prudente às pessoas apenas respeitarem o próximo. Tem gente que nunca entrou em uma igreja, nem sabe as razões de supostas divergências entre brasileiros e argentinos, não conhecem nada de cristianismo e criticam o novo Papa. Gente, paremos de hipocrisia. Gostem ou não, Francisco I é o novo líder de uma igreja que está espalhada pelo mundo.
Seria muito interessante que os menos inteligentes parassem de replicar mensagens ridículas sobre o Papa, sobre o cristianismo e sobre a Igreja Católica. Gente que não mexe a bunda da cadeira para fazer algo pela causa dos menores se acha no direito de citar pedofilia e outros escândalos. Poxa...vamos nos colocar cada um em seu lugar.
Não defendo igreja, defendo a vida em harmonia entre os seres humanos tendo como princípio Deus. Só fico aliviado em saber que os idiotas que postam a ridicularidade contra as pessoas não passam de recalcados e sequer sabem o significado de religião, i...greja, cristianismo, amor, tolerância ou caridade. Vamos respeitar esse homem que foi escolhido para liderar um povo que ainda acredita ser a igreja um local para a família. O sarcasmo de uma minoria demonstra a qualidade de seus pensamentos retrógrados e de intenção duvidosa.
Só pelo fato de seguir o exemplo de Francisco Bernardoni, Jose Mario já tem meu voto de confiança. Para quem está preocupado com a pedofilia, que faça algo pela sua cidade onde crianças estão sendo enganadas pelos traficantes, pais estão sendo explorados com salários de fome e meninas estão sendo molestadas por cafajestes da menor a mais alta estirpe social. Paremos de hipocrisia e façamos a parte pertinente, não ao cristão, mas, ao ser humano que almeja uma vida melhor a todos os seres vivos. Pra encerrar, as críticas fazem parte da vida dos grandes líderes, afinal estão fazendo o que muitos não têm capacidade de desenvolver uma centésima parte em prol da coletividade.
Texto: Luzardo Chaves

18 de fev. de 2013

SEMINÁRIO "RONIS GRACIE"

Clique sob a imagem para melhor visualizar

LANÇADO NOVO PARTIDO POLÍTICO


sábado, 16 de fevereiro de 2013 - 19h18 Atualizado em sábado, 16 de fevereiro de 2013 - 19h49
Ex-ministra Marina Silva lança novo partido
Movimento político não tem objetivo de ser de esquerda ou direita
Pedro Ladeira/AFP
Crédito: Redação, com AFP noticias band
A ex-ministra e ambientalista Marina Silva lançou neste sábado, dia 16, seu partido: Rede Sustentabilidade. A ex-senadora tenta aproveitar o bom desempenho que teve nas eleições de 2010 quando obteve quase 20 milhões de votos.

Em entrevista coletiva, Marina disse que seu movimento político irá propor a sustentabilidade como princípio ambiental, político e econômico. O partido não tem objetivo de ser de esquerda ou direita.

"Minha posição frente ao governo Dilma não é de oposição, nem de posição. Assumo posições", declarou a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora, Marina Silva.

Além disso, Marina admitiu a possibilidade de ser a candidata do Rede nas eleições de 2014, mas assinalou que, a princípio, irá se concentrar no reconhecimento legal do partido através da coleta de cerca de meio milhão de assinaturas até outubro para que a legenda tenha condições de disputar as eleições no próximo ano. Sobre possíveis alianças com outros partidos para o pleito, a ex-ministra disse que estarão abertos para alianças que tiverem coerência programática.

A ambientalista liderou um ato concorrido em Brasília, em que foi discutido o estatuto e financiamento da legenda, que aceitará doações e rejeitará qualquer contribuição vinda de fabricantes de armas, cigarros, bebidas alcoólicas e agrotóxicos.

14 de fev. de 2013

MUDANÇA

Se existe algo complicado para se fazer, é mudança. Neste final de semana realizamos em definitivo nossa mudança de São Bento do Sul para São José. Só não foi mais difícil e complicado graças ao apoio recebido dos amigos. È um tal de puxa pra cá e leva pra lá, desmonta aqui para montar ali que parece não terminar mais. Aos poucos a força física vai se esgotando e realmente se torna interminável. Mas no final tudo acabou bem. Quero agradecer, nominalmente, mesmo que tardio, as pessoas amigas que nos ajudaram: Chicão, Helga, Nani, Luzardo, Mafalda, Júlio, Guto, Silva, Sr. Chiquinho e Telmo Fernando. Voces fizeram a diferença..Nota 1000........
Propositalmente não citei as pessoas que fazem parte diretamente da família (Ivete, Gui e Vanessa)

Texto: José Carlos de Paula

26 de jan. de 2013

O VAI E VEM DO FUTEBOL

Lendo os jornais de hoje, vejo nas páginas esportivas sobre as novas contratações e constatei algo em comum entre os clubes brasileiros. Vários estão repatriando jogadores, mas nota-se que os atletas estão retornando para se recuperarem de lesões, sito só três exemplos entre tantos. Já no ano passado o Coritiba trouxe o K9 e até hoje ainda está se recuperando com perspectivas de estrear no decorrer deste ano. O Flamengo acaba de contratar um camisa 10, um tal de Carlos Eduardo, que nos últimos 2 anos jogou 13 jogos num time da Rússia, devido à lesões. Outro é Renato Augusto, contratado pelo Corinthians que declara que sua maior preocupação é com a readaptação, parte fisica por que vem de férias e as lesões. e segue o bonde.....
Texto: José Carlos de Paula

24 de jan. de 2013

EVENTO CULTURAL EM PORTO BELO-SC



Fundação Municipal da Cultura de Porto Belo, iniciou agenda de eventos.
A Prefeitura Municipal de Porto Belo, através da Fundação da Cultura iniciou na noite de ontem(23/01), a agenda de eventos de 2013 com a atividade cultural Som da Maré, em frente ao Píer Turístico no centro de Porto Belo.
Na abertura se fizeram presentes o prefeito Evaldo José Guerreiro Filho, o vice prefeito Giovanni Paolo Voltolini, além de diversos vereadores, colaboradores e a equipe da Fundação Municipal da Cultura.
O Som da Maré é um projeto cultural que visa dar visibilidade aos artistas locais e da região e preconiza os trabalhos autorais desses músicos. Nesta primeira edição, participaram o Duo enraizado: Música instrumental sul-americana. Edilson Forte Brasiliano (piano) e Marcos Archetti (contra-baixo) e o Quinteto: Ana Paula Silva – lançando o seu 5º CD.
Texto e fotos: José Carlos de Paula



16 de jan. de 2013

CASO DE POLÍTICA III


Ser ou não ser.....
Um assunto polemico que paira nos bastidores políticos é a situação, onde o cidadão se candidata a vereança, ganha e quando o prefeito eleito forma sua equipe de governo, convida-o para assumir cargo político.
 Os defensores de tal ação, justificam que a pessoa será mais útil à população exercendo a função, ou que o mesmo é experiente e técnico na área. Os contrários dizem que é o mesmo que passar um atestado de burrice, principalmente à seus eleitores, pois pede voto e é votado para ser vereador e assume outra função que não precisa nem ser votado e sim só convidado pelo prefeito.
Na maioria das situações o que realmente ocorre são acertos políticos, para acertar a formação dos vereadores na câmara, beneficiando os primeiros suplentes, mas para isso pode usar a prática do rodízio, prestigiando da mesma forma.
Na real, isso só ocorre, porque o eleitor realmente tem memória curta. Quando chega a próxima eleição, estas mesmas pessoas se candidatam novamente e na maioria são as mais votadas. A justificativa é que o fulano fez um bom trabalho, conseguiu uma carga de saibro pra um, um remédio pra outro, um encaminhamento, um favor, etc....
ACORDA MEU POVO... O trabalho da pessoa pública é um serviço que tem que ser prestado a população, pois ganham pra isso e não ser considerado como favor ou algo do gênero.
Texto: José Carlos de Paula

14 de jan. de 2013

CASO DE POLÍTICA II


Eleição em São Bento do Sul.....
Acompanhei as eleições por diversos municípios catarinenses, onde o PTN participou nas coligações. O interessante é que a forma de pedir voto é a mesma em todas as cidades, mas existem particularidades de um município para outro, ao qual irei opinar, através do meu ponto de vista.
Em São Bento do Sul, por exemplo, apoiamos a reeleição de Magno Bollmann (PP), até porque fizemos parte da administração e não acho ético mudar de lado, somente por interesse, sendo assim morremos abraçados, mas não abandonamos o barco. Mas, o que notei nas reuniões em que participei foi a falta de objetividade dos nossos candidatos (majoritária). Nos encontros os candidatos tem que obrigatoriamente sensibilizar os presentes, tem que rolar emoção, o discurso tem que ser motivacional, falar o que fez e deixar claro o que pretende fazer e isso eu não senti. A mensagem não chegou como deveria chegar aos ouvidos dos eleitores. Tinha muita gente a fim de ajudar, mas não sei as razões, não foram utilizadas ou foram chamadas para colaborar já na reta final. Na próxima eleição acho necessário a equipe coordenadora se organizar com antecedência e conclamar todos os soldados e fazê-los acreditar ser possível vencer a batalha, nem que seja contra tudo e todos.
O Prefeito eleito, Fernando Tureck, na minha opinião foi muito feliz na formação da sua equipe de governo, colocando pessoas identificadas com cada área (secretários e diretores) e com certeza está fazendo da mesma forma com os outros cargos. Mas , conversando com alguns amigos “pés vermelhos”, a chiadeira é geral em função da convocação de lideranças de outros municípios, deixando os da casa sem serem prestigiados e nesse quesito eu concordo com eles, pois é impossível que um município do porte de São Bento do Sul, ultrapassando os 80.000 habitantes e um partido como o PMDB que sem dúvida é o maior do estado e um dos maiores em SBS, não tenha militantes com capacidade técnica de assumir as funções públicas da cidade. Até por que outras eleições virão e nessa hora a militância faz a diferença. Encerro aqui minha explanação, deixando claro ser sabedor de que as nomeações são prerrogativas do Prefeito eleito.
Desejo sucesso a nova equipe, para que façam um bom trabalho em prol dos munícipes, melhorando a qualidade de vida do povo sãobentense.
Texto: José Carlos de Paula

8 de jan. de 2013

SAUDADES DO MEU VELHO PAI


Saudades do meu velho pai...
Sou o tipo de pessoa que não pode dizer: “meu pai era um sujeito todo correto, fazia tudo metodicamente e sempre com a mesma rotina”. Jamais! 
O “Seu Chico”, o qual chamei sempre de “senhor”, era do tipo que vivia um dia de cada vez. Muitos defeitos, alguns passíveis de correção, mas qualidades indescritíveis (pelo menos eu entendo assim). Tinha um coração que não cabia no peito, tanto carinho e fidelidade aos amigos e às pessoas próximas. E era um trabalhador nato. Levantava cedo (4 da manhã) todos os dias. 
Sofreu com um mal que assola muitas famílias, mas jamais deixou faltar para a gente a orientação, o apontamento para o caminho correto visando evitar erros que ele cometia. O melhor carpinteiro, o melhor pedreiro... o melhor violeiro que conheci. 
Em conseqüência da vida que teve, o coração parou aos 58 anos, isso em 1998. Foi a partir desse ano que passei a lembrar de tantas coisas boas dele, ou que presenciei em suas realizações em prol das pessoas. Embora pese alguns defeitos se sobressaírem em momentos importantes da minha vida, não consigo imaginar meu pai pelos erros, mas pelas coisas boas. 
No dia 6 de janeiro ele teria completado 73 anos. Exatamente! No dia dos “Santos Reis”. Talvez por isso tenha se tornado violeiro, e como disse, o melhor que conheci.
Para mim é um dia muito especial. Lembrar das vezes em que ele chagava em casa (quando trabalhava na cidade), e o final do dia ganhava um tom diferente. Eu (que meus irmãos chamavam de puxa-saco) limpava a cuia e passava para ele preparar o chimarrão, seu costume desde infância. Muitas vezes afinava e abraçava a viola, intercalava uma cuia de mate com uma música do Tião Carreiro, Tonico e Tinoco, Lourenço e Lourival ou qualquer outra dupla caipira das boas. Me fazia sentir próximo do céu! Era o paraíso.
O “Velho Francisco” partiu (penso que muito cedo), mas deixou muitos momentos bons para minha lembrança. No dia dos “Santos Reis” sinto a presença dele do início ao final da jornada. É comum, para mim, ouvir muita música caipira nesse dia, especialmente Pena Branca e Xavantinho, Torrinha e Canhotinho, Palmeira e Biá e outras duplas que cantam músicas de reis. 
Como disse, não posso dizer que meu pai era um sujeito todo correto, mas foi um sujeito que soube viver, do seu jeito, mas viveu bem. Mesmo no auge dos problemas causados pelo mal que assola muitas famílias, contava com o carinho e compreensão da minha mãe. Ela sempre acabava dizendo que a gente (filhos) devia respeito e obediência ao pai. E ele, sábio educado pela vida, dizia que santidade não está nos santos que nos apresentam na igreja, mas no ventre que nos gerou. “Quer orar para Deus de verdade? Respeita, honra e ama a sua mãe. Ela é a sua santa!”. Essa lição foi a principal de todas. 
Sou grato por ter tido, mais uma vez, a oportunidade de assistir a celebração de “Santos Reis” no domingo, exatamente no dia em que ele comemoraria seu nascimento. Foi magnífico. Aos violeiros de Serra Alta, Grupo Raiz Sertaneja, minha gratidão pelo momento lindo. 
Aos meus irmãos, peço sempre que lembrem do meu velho pai pelas coisas boas que nos ensinou e pelo carinho, afeto e amizade com que tratava as pessoas a sua volta. Ainda posso ouvi-lo tocando e cantando alto na varanda da casa. Valeu Pai...e que nesse ano eu possa seguir melhor os teus bons conselhos!
 
Crédito: Luzardo Chaves

6 de jan. de 2013

CONFIRA AS NOVAS REGRAS


Lei de cotas, vale-cultura e regra a pacientes com câncer entram em vigor.
Em julho, multas de trânsito leves serão transformadas em advertência.



CLIQUE NO LINK ACIMA.

2 de jan. de 2013

CASO DE POLÍTICA - I


Eleição em Florianópolis
O último pleito eleitoral que ocorreu na capital catarinense, teve seis concorrentes ao cargo de prefeito, sendo duas mulheres, Janaina (PPL) e Angela Albino (PCdoB) e quatro homens, Cesar Souza (PSD), Gean Loureiro (PMDB), Elson Pereira (PSOL) e Gilmar Salgado (PSTU).
No primeiro turno as pesquisas indicavam que se sobressaiam Cesar Souza, Angela Albino e Gean Loureiro. Na reta final, tudo indicava que Cesar e Angela iriam disputar o segundo turno, mas o candidato Gean conseguiu reverter a situação, conquistando votos suficientes para disputar com Cesar Souza, em igualdade.
Desde o início da campanha, foram registrados momentos de provocações entre os três primeiros candidatos, geralmente promovidos por Cesar Souza, que optou por uma campanha mais agressiva. No segundo turno não foi diferente e o povo florianopolitano optou por Cesar Souza, elegendo-o Prefeito da cidade.
Até aqui, nada de anormal, mas o assunto que me levou a escrever este texto foi a escolha das pessoas que irão auxiliar o futuro prefeito no 1º escalão, já que Cesar Souza convidou o atual secretário de educação, Prof. Rodolfo Pinto da Luz, que foi candidato a Vice Prefeito de Gean Loureiro, pelo PMDB. Convite feito e aceito, mas ficam as dúvidas no ar. Eu acredito que o convite tenha surgido realmente devido à competência apresentada pelo Prof. Rodolfo como secretário, mas meu questionamento é se este convite foi feito somente pela qualidade do secretário?
O futuro prefeito demonstrou maturidade, quebrando paradigmas, já que convidou para fazer parte do seu governo um opositor, politicamente falando, caso que não é comum de se ver e eu, particularmente, nunca havia presenciado. Ao mesmo tempo dá uma tacada de mestre, deixando a oposição, no mínimo, em uma situação desconfortável. Será que em uma coligação envolvendo tantos partidos tradicionais aqui em Florianópolis, não havia nenhum nome com competência para substituir o Prof. Rodolfo? – Segundo informações do Jornal Diário Catarinense de hoje (02/01), no período da tarde o Prefeito empossa oficialmente o seu 1º Secretário municipal (Rodolfo Pinto da Luz (PMDB), como titular da pasta da Educação.
Texto: José Carlos de Paula

PENSEI MELHOR


Para quem está fora, o jornalismo parece algo fácil, que se faz com folga, nas horas vagas, que se ganha fortunas. Não é bem assim. Embora fascinante, o jornalismo está entre as profissões que mais estressam o profissional no mundo. Perderíamos tempo explicando aqui as razões do estresse. Mas é real, e desgasta especialmente as pessoas que buscam atuar com seriedade, transparência e sonho de uma comunicação justa, imparcial e voltada não aos interesses, mas às necessidades, dos menos favorecidos. Sempre pensei no jornalismo como ferramenta de transformação na sociedade, mostrando os fatos e atos e deixando o julgamento com o povo. Claro, até chegar a esse pensamento errei muito. Mas continuo com a mesma intenção e ideal de atuar por um jornalismo sério. Infelizmente, até no meio, existem pessoas que torcem pelo fracasso das outras. Parasitas a espreita para, no primeiro deslize levantar a cruz e pregar o alvo na mesma. Pessoas que não têm um raciocínio lógico para entender que somos todos humanos. Acertamos, erramos, caímos, levantamos...
Estava eu propenso a mudar de área, partir para outra lida que não fosse jornalismo. Mas estou cansado de entregar pontos, assimilar derrotas e não buscar novas pistas para a corrida da vida. Pensei melhor e conclui que 2013 será o ano propício para buscar novas vitórias, aproveitar melhor as oportunidades e brindar o povo com a mesma seriedade com que sempre procurei atuar. No primeiro dia do ano, como não gosto de hipocrisia, orei para os que me consideram inimigo, na verdade os invejosos e despreparados para tudo na vida. Orei para que tenham saúde e forças para ficarem firmes e assistam minhas vitórias. Elas virão, assim como para tantas outras pessoas que acreditam num mundo melhor. Agradeço aos que confiam no meu trabalho e aos que apreciam aquilo que escrevo. 2013 teremos muitas outras páginas para ajudar na transformação desse mundo para melhor. Seguirei no jornalismo com toda voracidade profissional em busca de informações que ajudem nossa gente a decidir pelas coisas boas. Quem espera assistir minha queda, o conselho é se aconchegar em uma cadeira para não cansar. Obrigado aos que me disseram pessoalmente as coisas necessárias de ouvir e os conselhos para que a vida seja, na sua plenitude, farta de tudo que buscamos pelo suor e pela honestidade. Aos que atuam na profissão embasados no “jabá”, não há desejo algum que me permita dirigir a palavra. Mas prestem atenção mais em suas vidas e deixem as alheias por conta dos seus donos. Continuarei sorrindo para a vida e trabalhando com mais vontade chegar ao ponto de chegada para novas partidas e novos desafios. O jornalismo merece nosso esforço e seriedade.

Texto/Crédito: Luzardo Chaves.