Ganhando massa muscular a partir dos 40 anos
Alimentação, exercícios físicos e combate ao estresse estão entre os aliados
Ainda que sem interesse em competições, suando para afastar os rótulos de senhores ou senhoras, não basta um calendário de exercícios bem feito. Tudo deve ser combinado com orientação nutricional. “É o ideal, independente de se a pessoa deseja ganhar massa muscular ou perder gordura”, acrescenta Ricardo.
Um alerta para quem vive uma rotina agitada é que, em estresse, o corpo produz adrenalina, demandando maior energia em seu funcionamento. No intuito de suprir a necessidade adicional, o organismo consome massa muscular. O processo desacelera os resultados do indivíduo que almeja o ganho dessa massa. Nesse sentido, vale também cultivar o hábito de dormir entre sete e oito horas por dia, para ficar mais descansado.
Conforme explica o especialista, por uma série de transformações pelas quais passa o corpo humano, leva-se mais tempo para ganhar massa muscular, a partir dos 25 ou 30 anos. Porém, isso continua sendo possível em faixas etárias superiores. Confira outros aliados:
Ômega 3: a substância presente na gordura do peixe é antiinflamatória e ajuda na fabricação de hormônios como o testosterona, que auxiliam no ganho de massa muscular.
Carnes: prefira as de corte mais magro, como patinho, miolo de alcatra e aves sem pele.
Fibras: retardam a absorção de glicose, o que é bom. Com isso, a liberação da energia é feita de maneira prolongada, dispondo-se do recurso por mais tempo. Encontrada em alimentos como batata doce, pão integral e arroz integral.
Fonte: Custom Editora
Especial para o Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário