9 de jul. de 2009

Hall do Palácio Barriga Verde é reaberto após reforma

08/07/2009 - 19h25min /O Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), reabriu para o público, no início da noite de hoje (8), o hall do Palácio Barriga Verde, sede do Poder Legislativo desde 1970. Ele destacou a competência dos servidores do Legislativo que elaboraram o projeto de engenharia e fiscalizaram o andamento da obra que durou 117 dias. “Quando me foi apresentada a proposta fiquei maravilhado. A obra mostra a marca dos funcionários da Casa”, disse. Após o discurso, Jorginho Mello, acompanhado da deputada Ada Faraco De Luca (PMDB), do engenheiro responsável pela obra, Edenirso José Acorsi, e a representante do setor de Limpeza, Claudete Coelho, descerraram a placa comemorativa ao ato. Durante a tarde o presidente conduziu a primeira visita oficial de jornalistas às novas instalações da Casa. A reambientação também recebeu novos equipamentos de segurança. No espaço está instalada a Galeria Meyer Filho que agora, com nova iluminação e climatização, está mais adequada para as exposições que acontecem no Parlamento. Um telão também foi instalado no local para eventos e para a utilização nas principais votações em Plenário. Outra área inaugurada é a Galeria de Presidentes, com quadros de todos os 45 deputados que já comandaram o Legislativo. “A Galeria Meyer Filho e a Galeria de Presidentes são espaços especiais no Parlamento. É uma homenagem justa a todos.” (veja relação abaixo) De acordo com Jorginho Mello, a reambientação do espaço tem como principal objetivo oferecer conforto e segurança a todos os funcionários e visitantes. “A Assembleia Legislativa é a casa do povo e é assim que ela deve ser. Somos a caixa de ressonância do Estado. Por isso devemos muito aos catarinenses”, completou. O presidente também destacou o novo esquema de segurança que terá uma central de monitoramento com a presença constante de dois policiais militares. Ao todo, foram instaladas 46 câmeras de segurança no prédio. Na entrada ficarão dois policiais controlando o fluxo e os detectores de metal que estão posicionados no local. Também no hall principal funciona o novo espaço da Biblioteca do Legislativo, antes localizada no quarto andar. A partir de agora, o local, que conta com 6 mil exemplares, disponibilizará computadores e sistema digitalizado, facilitando a pesquisa do público. A entrada diferenciada para veículos e pedestres também foi mencionada pelo parlamentar. O novo balcão de atendimento aos visitantes, contemplando a acessibilidade, o que proporciona aos cadeirantes identificação visual, foi comemorado por Jorginho Mello, que garantiu que tudo foi pensado para o bem-estar e conforto da população. “A necessidade de adequação foi um anseio de todos nós e ver isso pronto me dá orgulho.” Municípios Outra inovação apresentada foi o espaço que homenageia os municípios catarinenses. No acesso de pedestres serão expostas as bandeiras dos municípios aniversariantes de cada semana. “Esta é uma homenagem do Poder Legislativo a todos os 293 municípios catarinenses. Eles merecem todo nosso respeito e consideração porque fazem de Santa Catarina o que ela é”, justificou Jorginho Mello. Nessa semana estão sendo homenageados os municípios de Treviso, Santo Amaro da Imperatriz, Bocaina do Sul, Palmeira, Luiz Alves, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Entre Rios, Jupiá, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São João Batista, Penha e Praia Grande.

Galeria de Presidentes

Antônio Pereira da Silva e Oliveira – 1887 – 1901 a 1911 /Abdon Batista – 1888 – 1889 Francisco Tolentino Vieira de Souza – 1891 /Eliseu Guilherme da Silva – 1892 a 1893 / Pe. Joaquim Elói de Medeiros – 1894 a 1895 /Luiz Antônio Ferreira Gualberto – 1896 a 1897 Antônio Pinto da Costa Carneiro – 1898 a 1900 / Gustavo Lebon Régis – 1912 João Guimarães Pinho – 1913 a 1917 / Dorval Melquíades de Souza – 1918 Raulino Júlio Adolfo Horn – 1919 a 1924 / Antônio V. Bulcão Viana – 1925 a 1930 / Altamiro Lobo Guimarães – 1935 a 1937 /José Boabaid – 1947 a 1950 / Volney Colaço de Oliveira – 1951 a 1953 / Protógenes Vieira – 1952 / Oswaldo Rodrigues Cabral – 1954 / Braz Joaquim Alves – 1955 – 1959 – 1960 / Paulo Konder Bornhausen – 1956 / Rui Hulse – 1957 /José Miranda Ramos – 1958 / João Estivalet Pires – 1961 a 1962 / Ivo Silveira – 1963 a 1965 / Lecian Slovinski – 1966 a 1968 Elgydio Lunardi – 1969 / Pedro Paulo Colin – 1970 / Nelson Pedrini – 1971 a 1972 / Zani Gonzaga – 1973 a 1974 / Epitácio Bittencourt – 1975 a 1976 – 1981 a 1982 / Waldomiro Coulatti – 1977 a 1978 / Moacir Bertoli – 1979 a 1980/ Júlio César – 1983 a 1984/ Stélio Cascaes Boabaid – 1985 a 1986 / Juarez Furtado – 1987 a 1988/ Heitor Sché – 1989 a 1990 / Otávio Gilson dos Santos – 1991 a 1992 / Ivan César Ranzolin – 1993 / Pedro Bittencourt Neto – 1994 a 1997 / Francisco de Assis Küster –1998 / Neodi Saretta – 1999 / Gilmar Knaesel – 1999 a 2000/ Onofre Santo Agostini – 2001 a 2002/ Volnei Morastoni – 2003 a 2004/ Julio Garcia – 2005 a 2008 / Jorginho Mello – 2009
Créditos: Graziela May Pereira / Divulgação ALESC















6 de jul. de 2009

Santa Catarina proíbe capina química


Publicada no Diário Oficial do Estado, já está em vigor desde o dia 17 de junho a LEI Nº 14.734, de autoria da deputada Odete de Jesus (PRB/SC), que proíbe a chamada ‘capina química’ (uso de herbicidas e defensivos agrícolas) em áreas urbanas como faixa de domínio de ferrovias, rodovias, vias públicas, ruas, passeios, calçadas, avenidas, terrenos baldios, margens de arroios e valas em todo o território do Estado de Santa Catarina. Odete de Jesus justifica a criação da lei dizendo que o uso de produtos químicos é desaconselhável por diversas razões, que superam largamente eventuais benefícios. “Além disso, o risco de ocorrer algum acidente é grande, pois são muitos os cuidados necessários para a correta aplicação”, destaca. “O controle das pragas invasoras deverá ser feita pela adoção de práticas menos agressivas, como a capina manual e a capina mecânica,” sugere. A deputada cita, para exemplificar, os herbicidas a base de glifosato, que era (ou ainda é) utilizado em muitas cidades. “Herbicidas e grotóxicos que não podem ser usados nas áreas urbanas, pois prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas", afirma. “Alguns têm efeitos muito nocivos, como o aumento da incidência de certos tipos de câncer ou alterações do feto por via placentária”, alerta.


Assessoria de Imprensa
Deputada Professora Odete de Jesus
Líder do PRB/SC na Assembléia Legislativa
(48)32212686

5 de jul. de 2009

Inaugurada Acadêmia ao ar Livre em São Bento do Sul/SC

Na manhã de sábado ( 04/07), estive acompanhando a inauguração da acadêmia ao ar livre, instalada na Praça Leopoldo Rudnick, no bairro Oxford, no município de São Bento do Sul/SC.No final do mês de abril deste ano, estive visitando o Parque Barigüi em Curitiba/PR, e fiquei encantado com a acadêmia existente naquele local e até postei matéria com fotos. Estou contente em ver tal iniciativa estar acontecendo na cidade onde moro. Lá fiquei sabendo que mais quatro acadêmias serão instaladas em bairros diferentes e o mais importante é que este projeto está se concretizando através da Prefeitura Municipal e a Unimed Planalto Norte. “É a parceria entre empresa pública e Privada, oferecendo melhor qualidade de vida aos nossos munícipes”.

Mais fotos em minha página no orkut: jose.prb@globo.com

Fotos e texto: José Carlos de Paula.





Prefeito visita comunidades em São Bento do Sul/SC

Às 19:00 horas, da noite fria de sexta-feira (03/07), o Prefeito Municipal do município de São Bento do Sul, Sr. Magno Bollmann, esteve reunido com os moradores da Vila Prüss, no bairro Cruzeiro. Lá ele pode explanar sobre o seu governo falando sobre as realizações já concretizadas e dos projetos futuros. A comunidade de uma forma organizada, entregou uma relação de reinvidicações e todas elas relacionadas em ordem de prioridades. Participaram do encontro o Presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Antonio Joaquim Tomazini Filho(DEM), o Vereador Luiz Alberto Sieves (PMDB), o Secretário de Governo Edimar Salomon, o Presidente da Fundação Municipal de Desporto, Silvio Munhoz, a Diretora de Desenvolvimento Comunitário, Ivete Cemin de Paula, o Diretor da Defesa Civil, Aluisio Moreira e o Chefe de Divisão da secretaria de Desenvolvimento Comunitário, Vilson Nery. A comunidade presente saiu contente do encontro, ficando na torcida para que as solicitações sejam atendidas brevemente.”Esta forma do Prefeito atuar, indo visitar “in loco”, as comunidades, realmente é digna de aplausos. Só acho necessário que seu secretariado acompanhem o Prefeito Magno nestas visitas”.

Texto: José Carlos de Paula.

2 de jul. de 2009

Presidente do PRB de Imbituba, visita Gab. da Dep. Odete


Em visita à Capital Catarinense, nesta quinta-feira (02/07), o Presidente do PRB da cidade de Imbituba/SC, o correligionário Pedro Cesar da Rosa Filho, aproveitou para fazer uma visita ao gabinete da Deputada Estadual Professora Odete de Jesus. Ele aproveitou o momento para esclarecer algumas dúvidas quanto a prestação de contas da sigla em seu município.

1 de jul. de 2009

CONVITE PARA ENCONTRO ESTADUAL DO PRB/SC


Florianópolis, 01 de julho de 2009.

O Partido Republicano Brasileiro do Estado de Santa Catarina (PRB/SC) convida Vossa Senhoria, filiados e simpatizantes para participarem do ENCONTRO ESTADUAL, que tem por objetivo principal, “apresentar os novos membros da Executiva Estadual” e discutir sobre as eleições de 2010. Venha e traga o máximo de pessoas para este encontro, pois juntos mostraremos a força da nossa sigla.


“Sua presença é muito importante”.


Data: 11 de julho de 2009. (sábado)- Horário: 14:00 horas


Local: Sede da Afalesc – Praia dos Ingleses


Endereço: Rua: Vereador Onildo Lemos, 501 – ( ao lado do cemitério) – Florianópolis- SC


Confirmar presença através do fone (48) 3221 2686 (Gabinete da Deputada Estadual Professora Odete de Jesus) ou email: jose.prb@globo.com


Deputada Odete recebe Lideranças do Município de Calmon/SC.

Da esquerda p/ direita: Dep.Odete, Vereador Joacir e Diretor João Batista.

Na manhã desta quarta-feira (01/07/2009), A Líder de Bancada do PRB Catarinense, Deputada Estadual Professora Odete de Jesus, recebeu em seu gabinete na Assembléia Legislativa, lideranças do município de Calmon.Estiveram fazendo uma visita de cortesia o ex. Prefeito Sr. João Batista De Geroni, que atualmente exerce a função de Diretor Geral da Secretaria do Bem Estar Social do Estado e o Vereador Joacir Santos Trindade (PDT).