14 de jun. de 2012

CERVEJA- A CAUSA DA BARRIGA SALIENTE?


O consumo excessivo pode engordar
Por Minhavida.com.br
O nome já aponta o culpado: barriguinha de chopp. Mas será que este é realmente o vilão responsável pela gordura a mais na região abdominal?
Segundo a nutricionista, Lucinete Souza, a ingestão frequente e exagerada de cerveja pode levar a um excesso de peso sim. "A cerveja ingerida em excesso associada à falta de exercícios e uma alimentação incorreta colabora para uma barriga a mais, já que o acúmulo de gordura se concentra mais na região abdominal", esclarece ela.
Outro fator agravante é que o choppinho geralmente vem acompanhado de amendoim, batata frita, queijo ou outros petiscos bastante calóricos.
Além disso, o efeito diurético do álcool contido na cerveja aumenta a produção de urina, favorecendo a eliminação de vitaminas e minerais, antes que eles sejam absorvidos pelo organismo.
A nutricionista diz que a dose recomendada de cerveja é de uma lata de 290 ml para as mulheres e duas para os homens, por dia. Esta quantidade não causa nenhum mal para a saúde e para o físico.
Outra dica dada por Lucinete são as versões light da bebida. "Uma lata de cerveja light possui 3 % de teor alcoólico e 77 calorias, já a cerveja comum tem 5% de teor alcoólico e 122 calorias", compara ela.
Sobre a "crucificação" da cerveja como o principal vilão da barriguinha saliente, a nutricionista explica que qualquer bebida alcoólica ingerida em excesso aumenta as calorias do dia a dia e pode fazer a pessoa engordar.
O importante é saber dosar. Confira a lista de calorias de algumas bebidas:
-Caipirinha sem açúcar (200 ml) = 126 calorias
-Caipirinha com açúcar (200 ml) = 187 calorias
-Champagne (100 ml) = 85 calorias
-Licor (30 ml) = 116 calorias
-Marguerita (50 ml) = 140 calorias
-Martini (50 ml) = 135 calorias

SOLUCIONANDO DISCORDÂNCIAS SEM BRIGAS


 Psicóloga Odegine Graça -
“No casamento o melhor nunca é do meu jeito. É preferível descobrir o nosso jeito.”
    Gary Chapman

Todos nós enfrentamos conflitos em uma relação. Esse é um fato normal e comum. Viver conflitos quando vivemos a dois se dá pelo fato de sermos indivíduos com crenças valores e criação diferente de nosso parceiro.
Logo que nos casamos, ou entramos em uma vida a dois, os conflitos começam a aparecer e com eles as discussões acaloradas e a ideia: Acho que me casei com a pessoa errada. Gary Chapman diz em seu livro:
“O que não contaram sobre o casamento, mas que você deveria saber é que: conflitos são parte normal de todo o casamento. (…) Todo o casamento tem conflitos. Alguns casais aprendem como resolvê-los de maneira amigável, enquanto outros apelam para discussões acaloradas.”
Mas, a pergunta persiste: como podemos resolver conflitos em uma relação sem dissolvê-la? Gary continua sua explicação:
“Primeiro devemos começar aceitando a realidade de que temos conflitos. Conflitos não são um sinal de que você casou com a pessoa errada. Eles simplesmente confirmam que você é humano. Todos tendemos a assumir que nossas ideias são as melhores. O que deixamos de reconhecer é que nosso cônjuge tem a mesma opinião sobre as próprias ideias. A lógica de um, não vai concordar com a do outro. Nossas ideias e percepções de vida são influenciadas por nossa história, valores e personalidade. E esses fatores são diferentes para cada um de nós. “
Em momento algum devemos menosprezar o conflito pois: “grande ou pequeno, todos os conflitos tem potencial para destruir uma noite, uma semana, um mês ou uma vida inteira. Por outro lado, eles também tem o potencial de nos ensinar como amar, apoiar e encorajar um ao outro. Essa é de longe a melhor estrada para viajar. A diferença está na maneira como você processa os conflitos.”
Aqui já iniciamos um caminho rumo a uma solução. Outro momento importante é prestar atenção que todos nós, em uma relação queremos ser ouvidos, mas não estamos dispostos a ouvir. Uma excelente maneira de evitar conflitos é convidar o outro para marcar um momento para escutá-lo, marcar uma hora para ouvir, ao invés de marcar uma hora para conversar. Marcar uma hora para ouvir demonstra que você está disposto a escutar e a compreender o ponto de vista do outro.
São muitos os casais que se portam como verdadeiros inimigos e estão em um ringue de batalha nos momentos em que estão juntos. Isso não faz sentido quando se trata de amor e viver a dois.
O primeiro passo para resolver conflitos sem brigas é colocar-se como amigo, parceiro da pessoa que vive com você. Aqui é preciso vivenciar o conceito de respeito genuíno.
“No conceito de demonstrar respeito genuíno pelo outro indivíduo, dando a ele liberdade total para ter seus próprios pensamentos, ter suas próprias opiniões e ter seus próprios motivos para essas opiniões. É expressando compreensão e aceitação que as ideias de cada um fazem sentido. Esse processo abole a atmosfera antagônica ao resolver conflitos e cria uma atmosfera de amizade.“
A amizade é ainda a palavra que fala mais alto aqui. Pois outro passo importante para se resolver conflitos é fazer concessão.
“Fazer concessão significa descobrir um ponto de encontro. Exige que cada um esteja disposto a desistir de algo a fim de conquistar a harmonia no relacionamento.“
E para tanto é preciso querer muito essa relação.
Outros passos importantes para se resolver conflitos são:
Buscar um meio termo.
 Abrir mão.
Deixar para depois, afinal ficar brigando incessantemente por algo sem solução realmente não vale a pena. Quando se espera um pouco pode se ver uma solução.
Se você está disposto a investir em sua relação, essas são dicas muito importantes de harmonia. Se me disser – Pois é doutora Odegine, isto é muito difícil, eu lhe respondo – É sim, mas vale a pena.
Pense nisso. O que vale mais: ter razão ou ser feliz?

31 de mai. de 2012

RESUMO DO JORNAL DA GLOBO


Resumo do Jornal da Globo - Rede Globo


— Presidente do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou nesta quarta-feira que o cronograma do julgamento dos 38 réus do mensalão vai depender do estado de saúde do relator do processo, ministro Joaquim Barbosa.

— CPI criada para investigar o elo do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários aprovou a convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

— Republicanos escolheram Mitt Romney para concorrer contra Barack Obama nas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

— Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou homem responsável por assassinar um cinegrafista da TV Bandeirantes em novembro do ano passado.

— Copom do Banco Central decidiu baixar os juros de 9% para 8,5% ao ano, menor patamar já registrado na história.

— Espanha e Itália cogitam criar plano para evitar contágio pela crise grega.

— Reportagem mostra rua em Londres que, com lojas abastecidas por pequenas empresas, resiste a era da globalização.

— Em evento, Fifa anunciou a tabela da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil em junho de 2013.

— Mesmo sem vário titulares, Espanha goleou na noite passada a Coreia do Sul.

— Seleção Brasileira venceu os Estados Unidos por 4 a 1 em amistoso na FedEx Field, em Washington.

AGÊNCIA RBS

2 de mai. de 2012

DIVERSIDADE CULTURAL

No último sábado, estive com minha esposa Ivete, em Garopaba, participando de um bailão, acompanhado do meu amigo irmão Edelson e esposa. O evento aconteceu em uma sociedade na localidade do Morro do Macacum. O baile foi animado pelo Grupo Chalana, que apresentaram músicas de todos os estilos, agradando a todos os gostos. Foi uma oportunidade de conhecer muitas pessoas, pois foi um baile de casais e só terminou ao amanhecer.
GRUPO CRAVO DA TERRA (FOTO: RAQUEL WANDELLI)

No feriado de terça feira, fui ao teatro do Sesc, em Florianópolis, com a família e amigos prestigiar o Show do Grupo Cravo da Terra, que tem em sua formação músicos de altíssima qualidade, como a vocalista, compositora e que também toca flauta transversal e percussão Ive Luna e os músicos Mateus Costa (vocal e contrabaixo acústico), Pedro Cury (vocal e violão)e Osvaldo Pomar (vocal e percussão). O Cravo da Terra tem na pesquisa da música tradicional do sul, sudeste e nordeste do Brasil a base de suas composições e de seus arranjos.
Conheça melhor o Grupo acessando: www.cravodaterra.com.br

1 de mai. de 2012

DIA MUNDIAL DO TRABALHO

1º de Maio
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris.
A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade.
Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Fonte: www.brasilcultura.com.br