31 de ago. de 2009

ARVORISMO EM SÃO BENTO DO SUL/SC

Localizado no centro de São Bento do Sul, mais precisamente no "Parque 23 de Setembro", o circuito de Arvorismo, contempla uma área de 22.000 m2, em meio a natureza. A pista possui 18 atividades, dentre elas duas tirolesas, com distância de 80m e 90m, em um total de 300m. O circuito finaliza com uma descida de rapel de aproximadamente 20m.

Texto: site da Aracnos- fotos: José Carlos

NOTA: se você tem conta no ORKUT, lá eu postei mais fotos do local em minha página-ACESSE:
Prática de arvorismo em São Bento do Sul



26 de ago. de 2009

Lideranças de Garopaba, visitam Deputada Odete


Na tarde desta quarta feira, a Deputada Odete de Jesus recebeu a visita de lideranças da cidade de Garopaba. Os mesmos vieram buscar o apoio da Deputada e demonstraram o interesse em fortalecer o Partido Republicano Brasileiro naquele município. O Sr. Carlos Alberto de Souza, é empresário no ramo de informática e o casal Luizom e Gisela, são empresários atuando no comércio local.

Foto: Assessoria da Alesc/ Texto: José Carlos

Serra Dona Francisca






História
A partir de
1854, a direção da Colônia Dona Francisca passou a demandar a expansão de intercâmbio com o interior, pois estava quase que isolada em seu território às margens do rio Cachoeira. O Planalto, igualmente, necessitava uma ligação para o mar e algum porto, a fim de possibilitar o comércio de seus produtos, principalmente a erva-mate, cuja produtividade estava em franco progresso. Separava o litoral do Hinterland uma serra – a Serra do Mar, que, com um espinhaço de mais de oitocentos metros de altura, constituía-se num enorme obstáculo àquela época. As picadas primitivas dentro da floresta virgem serviam mais aosindígenas, sendo relativamente perigoso a travessia. À margem do rio Negro, um dos grandes tributários do rio Iguaçu, na província do Paraná, havia sido formada uma vila do mesmo nome – Rio Negro –, de colonização europeia. Com o progresso, era necessária uma ligação entre essa e a Colônia Dona Francisca, bem como a outros vilarejos, como a progressista Lapa, que servia de passagem para os tropeiros, ou mesmo a próspera Curitiba. Assim, o governo imperial, atendendo a diversos apelos da diretoria da Colônia Dona Francisca e levando em conta a importância de uma ligação do Planalto ao litoral norte da província de Santa Catarina ao seu progresso, autorizou a construção de uma estrada denominada "Estrada Dona Francisca".
Construção
A construção dessa
rodovia não foi tarefa fácil. Engenheiros da companhia colonizadora alemã fizeram os levantamentos preliminares. Durante a construção, surgiram muitos problemas e dificuldades, como mão-de-obra, materiais e dinheiro para pagamento de operários, além de obstáculos da natureza, como rochas, chuvas torrenciais, mosquitos transmissores da febre amarela, ataques dos selvícolas, ataques de cobras e de outros animais. Ninguém estava totalmente seguro contra qualquer tipo de acidente e não havia indenização. Em 1873, uma parte da estrada já estava pronta, até o alto da serra, no chamado quilômetro trinta e três. Um grupo de colonos subiu as montanhas pela nova estrada, para ser estabelecida uma nova colônia no planalto. A iniciativa mais importante nessa fase foi a colônia que se estabeleceu às margens do rio São Bento (atual São Bento do Sul). Um pouco antes, já havia sido feita uma tentativa de se estabelecer um núcleo em São Miguel, futura Campo Alegre, mas que não foi bem-sucedido pela qualidade das terras, que era muito ruim. Todas as explorações preliminares, entre 1850 e 1860, foram lideradas pelo engenheiro Carl August Wunderwaldt e seus companheiros, homens mateiros como Christian Gilgen, Werner Rieckes, Gottlieb Schimming, J.F. Roehring e Heusy. Com sua base operacional na sede da Colônia Dona Francisca, abriram o caminho demarcado pela linha da Estrada, pela serra e planalto. Com a implantação e consolidação da estrada-de-ferro entre o planalto e o litoral, o que se daria em 1913, a estrada Dona Francisca caiu em decadência, voltando ter importância econômica somente na década de 1950, com o impulso do transporte rodoviário feito então por caminhões. Entre 1976 e 1977, a estrada Dona Francisca sofreu uma retificação e foi asfaltada, passando a ser classificada pela sigla SC-301. O trecho da subida da serra, no vale do rio Seco, no entanto, conserva seu traçado original. Recentemente, no ano de 2001, a estrada Dona Francisca sofreu mais uma grande reforma no trecho da Serra do Mar, conservando no entanto seu traçado. É dotada de iluminação e alguns pontos são pavimentados com concreto, além de ter recebido nova e moderna sinalização.
Créditos: Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_da_Serra"
Fotos: José Carlos

Liderança de Joaçaba-SC, filia-se ao PRB


O Vereador Francisco Lopes Moreira, esteve presente no evento que comemorou o 4º aniversário do Partido Republicano Brasileiro (PRB).Na oportunidade, ele aproveitou a presença da Dep.Odete de Jesus e filiou o Pastor João Carlos Toledo Sampaio, que é Presidente do Conselho dos Pastores do Meio Oeste Catarinense. O Pastor João Carlos é Jornalista e também foi o coordenador Político do Vereador Chico na última eleição, onde obtiveram êxito, pois o Vereador foi o mais votado na cidade de Joaçaba.
Créditos: Foto - Ivan Pimentel

Lideranças de Itapema, visitam Gab.Deputada Odete


Todos os dias, é grande o número de lideranças que visitam o gabinete da deputada Odete de Jesus na Assembléia Legislativa. São lideranças buscando apoio nos mais diversos projetos e reinvidicações, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da sociedade de um modo geral. A Deputada Odete e seus assessores, sempre recepicionam os visitantes de uma forma cordial e amiga. No dia em que se comemorou o aniversário do PRB, diversas lideranças compareceram, dentre elas uma comitiva do município de Itapema.
Créditos: Foto- Ivan Pimentel

PRB COMPLETA QUATRO ANOS




Do alto de seus quase quatro milhões de votos recebidos na última eleição, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) comemorou nesse dia 25 a passagem do seu quarto ano de existência. É o 13º partido no Brasil. Elegeu 55 prefeitos, 58 vice-prefeitos e 778 vereadores. A festa, organizada pela deputada Odete de Jesus, reuniu em Florianópolis os presidentes estaduais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, Paulo Henrique Ferreira e Vereador Waldir Canal, respectivamente, além de várias lideranças, entre elas os vereadores Ademir Rover, de São João Batista, e Francisco Lopes, de Joaçaba.O evento, com momentos tradicionais como o "parabéns a você" e o corte de bolo, contou ainda com as presenças dos deputados Manoel Motta e Ada de Luca, ambos do PMDB, dos deputados Petistas Jailson de Lima, Dirceu Dresch, Décio Góes e Dionei Walter da Silva, e do deputado Giancarlo Tomelini (PSDB).Odete de Jesus, visivelmente orgulhosa pela data, falou do projeto político desenvolvido pelo partido, que “vai além da disputa eleitoral, mas funda-se essencialmente na construção e difusão de uma atitude republicana, pautada no amor à coisa pública, no carinho pelo outro e no reconhecimento da responsabilidade que tem o PRB para com o destino das cidades, dos estados e do País”.Lembrou que a sigla cresceu muito nesses quatro anos. “Contamos com sete deputados estaduais, quatro deputados federais, dois senadores e o vice-presidente da República, José Alencar”, detalhou. “O PRB nacional está com cerca de 180 mil filiados e em Santa Catarina somos aproximadamente sete mil,” garantiu “Por esse e tantos outros motivos, estamos muito contentes em fazer parte do PRB”, concluiu.
foto Edson Guedes de Oliveira
texto jornalista Ivan Pimentel
Gabinete deputada Odete de Jesus (48)3221-2686

24 de ago. de 2009

MOBILIZAÇÃO DO PRB DE IÇARA E CRICIUMA-SC


PRB de Criciuma filia importante liderança da região Sul.

No dia 22/08/2009, filiou-se ao PRB de Criciuma o comunicador Ubirajara Garcia. Radialista conhecido em toda a região sul de Santa Catarina. Segundo Jackson Gusmão, Presidente do PRB local, a vinda de Ubirajara Garcia para o partido, é muito importante para a preparação às eleições de 2010 e vislumbrando as eleições de 2012, ressaltando que o fato de que este comunicador, que esteve sempre ligado as causas sociais, vem de encontro a principal bandeira do PRB, ou seja, “o Social”, um dos alicerces do Republicanismo.O PRB está num trabalho constante de busca de novos filiados e fortalecimento do partido, tendo como critério, filiar pessoas comprometidas com as causas do partido e luta incessante pelos direitos da sociedade.“As eleições de 2010 será um divisor de águas para o PRB não somente em nossa região, mas a nível nacional, onde o crescimento do partido será notório e expressivo, com a eleição de nossos deputados e senadores”, destaca Professor Luciano Gonçalves, membro da executiva do PRB de Içara.

Empresário Aldo Fernandes Assume Presidência do PRB de Içara

No ultimo dia 22/08/2009, o Sr. Aldo Fernandes, empresário do setor de produtos elétricos, assumiu a presidência do PRB de Içara. Estiveram presentes neste importante momento, além dos demais componentes da Comissão Executiva de Içara e simpatizantes do partido, o presidente do PRB de Criciuma e ex Vereador, Jackson Gusmão, que é coordenador do PRB no sul de Santa Catarina e o comunicador Ubirajara Garcia, o mais novo filiado do PRB em Criciuma.“Este momento é histórico para o PRB de Içara e região, pois no ano em que o PRB Nacional completa 4 anos de fundação e o Sr. Aldo Fernandes assumindo nosso partido, inicia-se uma nova fase de crescimento. pois juntamente com ele trará credibilidade ao partido e novos filiados de renome.” Segundo Prof. Luciano Gonçalves (atual tesoureiro),o PRB, em nossa região, vem conquistando importantes filiados, visando não somente as eleições de 2010 mas também para 2012, e Aldo Fernandes é um dos fortes nomes da região Sul para candidatura em 2010.
CRÉDITOS: informações e foto: Luciano Gonçalves