25 de nov. de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

LEONIR CLAUDINO LANZNASTER

A temática ambiental está muito presente na vida das pessoas nos dias atuais, levando em consideração a crescente preocupação com as transformações que estão ocorrendo a nível mundial com relação à natureza, (aquecimento global, tornados, poluição do solo e da água, dentre tantas outras), as quais colocam em risco o equilíbrio da vida no planeta. Essa insegurança tem gerado a necessidade de buscarmos meios para modificar a realidade que se apresenta. Nesse sentido a educação ambiental desponta como uma das alternativas viáveis para modificar o quadro de degradação ambiental e humana que vivenciamos atualmente. Entendida inicialmente como um tipo de educação voltada para a proteção da natureza, aos poucos teve seu conceito ampliado através de discussões ocorridas em diversos eventos a nível mundial, e passou a ser vista não somente como a que ensina a proteger , mas também como aquela que busca compreender as inter-relações do ser humano com o ambiente em que vive. Essa preocupação se mostrou mais presente a partir de 1975, com a realização do Seminário de Belgrado, que chamou a atenção para a necessidade de melhorarmos as relações ecológicas do ser humano e da natureza e foi fortalecida e ampliada na Conferencia do Tibilisi em 1977, a partir da qual o foco da educação ambiental passou a ser além da natureza também o ser humano. Desde então, diversos estudiosos tem se dedicado a escrever sobre a importância da educação ambiental em nossas vidas, e encontramos assim diferentes abordagens sobre a mesma, o que denota que o conceito não está pronto, mas em processo de cosntrução. Porém, se analisarmos os diferentes conceitos, encontraremos sempre uma grande preocupação dos mesmos em chamar nossa atenção para uma educação ambiental que transforme, que seja crítica, que desperte e mantenha valores como a solidariedade, o respeito, o diálogo, a participação efetiva da população e que tenha como foco as inter-relações do ser humano e o ambiente, considerando as dimensões social, economica, ambiental, cultural e humana. A quem então a educação ambiental deve ser dirigida? A resposta a este questionamento nos parece bastante clara: A responsabilidade pela preservação do meio ambiente é da sociedade como um todo. Ao afirmarmos que temos que educar a criança porque o adulto já não pode fazer mais nada, estamos transferindo para elas, as crianças, a parte que nos cabe na busca pela preservação e recuperação de valores éticos e societários, essenciais para a manutenção da vida no planeta. Isso porém, não quer dizer, que não devemos trabalhar o tema com a criança e o adolescente. Todos sabemos que a mente fértil dos mesmos está a espera de boas sementes para germinar e dar bons frutos. A educação ambiental se constitui num isntrumento valioso para regar e adubar essas mentes brilhantes, que por estarem abertas, estão pré-dispostas a aceitar as mudanças necessárias para revertermos a atual crise ambiental. Isso os torna peças fundamentais para a promoção de transformações em nossa forma de ver e de viver no mundo. Essas transformações ocorrem principalmente por meio de processos educativos permanentes , sejam eles formais ou informais.Trabalhar a educação ambiental com as crianças e os adolescentes é lançar sementes ao longo do caminho, que poderão ser colhidas a curto, médio ou longo prazo, cuja germinação se dará com maior ou menor rapidez dependendo do tipo de “solo” que elas encontrarem.

Leonir Claudino Lanznaster (Extensionista Rural – EPAGRI / Mestranda em Educação ambiental – FURG – RS)



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