19 de out. de 2012

A PAZ QUE VOCÊ PROCURA.......


“A paz que você procura está no silêncio que você não faz...”
Ouvi essa frase em 1990, ano em que cheguei a Jaraguá do Sul. Dita pela minha, até hoje, amiga, Dorly Menslin. A intenção foi me levar a uma reflexão sobre o momento que eu atravessava. O fato de estar em uma cidade nova, maior que a de origem, longe de toda família, ainda com poucos amigos e, o mais agravante, sem minha mãe que havia perdido pouco tempo antes.
A Dorly era minha colega de trabalho, todos os dias fazíamos a refeição do almoço juntos. Nosso bate papo ocorria no refeitório da empresa (Breithaupt) ou na lanchonete do Sandro, também amigo da gente com estabelecimento na Marechal, em frente a loja.
Passados tantos anos, não consigo esquecer as colocações da minha amiga ao analisar a importância do silêncio interior. Nos sentimos, muitas vezes, perdidos em nossos sentimentos, não pelas pessoas que amamos, mas justamente por aquelas a nossa volta, no dia a dia. Colegas de tr
abalho, indigentes na rua, vizinhos, amigos de escola...sabe, as pessoas que encontramos no cotidiano. Ao invés de darmos importância para as coisas do espírito analisamos o que sai da boca das pessoas. Nos sentimos feridos, magoados, chateados e até incapazes de perdoar atos insanos de pessoas que nada refletem para a nossa vida.
A Dorly estava certa. Hoje, com mais de 40 anos, sinto necessidade desse silêncio interior, dessa paz que tanto pregamos e não buscamos. Meus filhos até tentam tirar uma casquinha quando minha opção é por filmes mais melosos, românticos, dramas com finais felizes, música mais tranquila. “Luzardo, tudo na vida passa. Amanhã verás que se tornou outra pessoa. Então busque no silêncio a paz para o seu coração e a partir disso vais entender melhor os atos das pessoas, a sanidade ou loucura de cada um e, melhor de tudo, te sentirás mais sábio para ajudar outras pessoas...”. Ela tinha razão...
Mas confesso: ainda sinto a necessidade do silêncio para encontrar essa paz, que as vezes chega, mas logo se vai. Não tenho pressa, sei que o equilíbrio vem com a experiência que só a vida é capaz de oferecer.

Texto: Luzardo Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário