16 de mai. de 2011

HOMENAGEM AS EQUIPES E TORCIDAS CAMPEÃS REGIONAIS

15/05/2011 19h49 - Atualizado em 16/05/2011 00h12
Solta o grito de 'é campeão': sete torcidas comemoram no domingo
Santos, Cruzeiro, Atlético-GO, Bahia de Feira, Chapecoense, Inter e Santa Cruz dão a volta olímpica em dia de muito nervosismo e emoção
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O domingo foi de muita festa no futebol brasileiro, com sete campeonatos estaduais chegando ao fim. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina, foi realizada a segunda partida da final. Os gaúchos tiveram a decisão mais extensa, com o campeão Inter saindo nas cobranças de pênaltis. Mas, não com menos emoção, também levantaram a taça Santos, Cruzeiro, Atlético-GO, Santa Cruz, Bahia de Feira e Chapecoense.
Na Vila Belmiro, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 1 e faturou o 19º título, diminuindo a diferença para o time do Parque São Jorge, que tem 26. O bicampeonato paulista é mais um feito da vitoriosa geração dos Meninos da Vila, que hoje têm em Neymar a sua maior estrela. O craque, para finalizar a campanha em grande estilo, deixou a sua marca. Arouca abriu o placar na partida que ofereceu mais um troféu para a grande coleção do técnico Muricy Ramalho.
Em Minas Gerais, a festa foi do Cruzeiro. Mas foi sofrido. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 1, a equipe de Cuca deu a volta por cima e venceu o Atlético-MG por 2 a 0, gols de Wallyson e Gilberto. Foi a 36ª conquista estadual da equipe celeste, que diminui a vantagem do Atlético-MG, hoje com 40 títulos.
O nervosismo também deu o tom no Rio Grande do Sul. Depois de perder para o Grêmio no duelo de ida, no Beira-Rio, por 3 a 2, o Inter devolveu o placar neste domingo, no Olímpico, e levou a melhor nos pênaltis, conquistando o 40º troféu gaúcho e aumentando a diferença para o rival tricolor, que já foi campeão 36 vezes.
A festa mais surpreendente aconteceu na Bahia, onde o Bahia de Feira bateu o favorito Vitória por 2 a 1, no Barradão, num duelo digno de Davi x Golias. Foi o primeiro título da história do time do interior, que impediu o pentacampeonato rubro-negro. O Vitória segue com 26 conquistas.
Em Goiânia, o equilíbrio marcou a decisão entre Atlético-GO e Goiás. O jogo de ida e o de volta terminaram 1 a 1. E, como o Dragão fez a melhor campanha da primeira fase, faturou o bicampeonato, um feito inédito na sua história. Foi a 12ª conquista estadual do clube rubro-negro, que diminui a vantagem do rival, que tem 22 títulos.
No Catarinense, a festa foi do Chapecoense, que venceu o Criciúma por 1 a 0 e faturou a quarta taça da sua história. O mais curioso é que o Chapecoense, rebaixado em 2010, disputaria a Segunda Divisão nesta temporada. Mas se beneficiou da desistência do Atlético de Ibirama para retornar à elite e dar a volta olímpica. O Criciúma segue com nove títulos.
No jogo de maior público este ano no Brasil (62.243 presentes), o Santa Cruz foi derrotado pelo Sport (1 a 0), mas mesmo assim voltou a gritar "campeão" depois de seis anos, impedindo o hexa do Leão, já que venceu o primeiro jogo por 2 a 0. O Santa vai a 25 títulos, contra 39 do rival.
Por fim, no sábado, o Brasiliense levantou o título do Distrito Federal, o sétimo da sua história, ao empatar com o Gama por 1 a 1 no estádio Serejão, em Taguatinga. O Gama ainda é o maior campeão do DF, com dez conquistas.

15 de mai. de 2011

CORRIDA PELA PAZ - EDIÇÃO 2011

À ESPERA....


É incrível o sentimento que o futebol traz em muita gente. É uma transformação coletiva.

Vocês já repararam como isto ocorre num jogo decisivo? Crianças, jovens, idosos, homens e mulheres. O coração bate mais forte, não tem como resistir. A emoção domina.

A expectativa da torcida do Coritiba é gigantesca. O time chega pela quarta vez numa semifinal de Copa do Brasil. Mas agora, o sentimento é mais forte. É como se sentisse que agora chegou a hora de ir além, de chegar numa final.

A necessidade de ver este time campeão é gigantesca. É, sem dúvida, uma baita responsabilidade para os jogadores. Veremos se eles foram forjados a ferro e fogo ara terem uma Alma Guerreira. Só com o título o terão. É da bola.

Esta expectativa mexe com a gente. O Coxa jogará na quarta-feira, lá no outro lado deste gigantesco Brasil, em Fortaleza, no Ceará, contra o Ceará. Cruzarão o país para jogar e quando lá chegarem, encontrarão vários “malucos” que amam o Coxa e não o abandonarão. Eles só querem amar o time das camisas brancas com listras verdes. Simples assim. Já disse isto mais de uma vez, não me canso: não se explica, se sente.

E eu, aqui, distante, seguirei te seguindo, Coritiba. Pode acreditar. E acredite, o coração baterá mais forte.

Estou à espera.

Estou neste clima, o da espera, como quando se ama: a semana toda fiquei te esperando, pra te ver sorrindo, pra te ver cantando, Coritiba.

Meu coração bate mais forte por este time.

Bate bem mais forte. Como se fosse a primeira vez que se ouve “Eu amo você!”, mas um amor sincero, claro. Tem gente que abre mão de um amor, por dinheiro. Tem gente que não. Para estes, os puros de coração, escrevo.

Em breve, estarei ao teu lado, mais uma vez, Coritiba. E eu quero este título. Quero e quero muito, muito mesmo.

Joguem por mim, joguem por todos nós! Lutem até o fim, sem jamais, eu disse, jamais!, desistir de buscar a vitória, pois o Coritiba faz diferença e é muito importante para a vida de muita gente. Podem ter certeza disto.

Estou à espera.

Espera de um título.

E eu não sou o único.

Fonte: Luiz Carlos – blog do torcedor

14 de mai. de 2011

EVITE O AUMENTO DE PESO AO PARAR DE FUMAR

Mulher engorda mais que homem após abandonar o vício

Largar o cigarro evidentemente traz benefícios para a vida de qualquer fumante. No entanto, é preciso ter cuidado até na hora de abandonar o vício. O momento é delicado. Afinal, trata-se também de uma dependência psicológica. Além disso, um medo muito comum entre quem quer dar um basta no cigarro também assombra: a balança. Ex-fumantes, em sua grande maioria, ganham peso quando abandonam o vício. E, nesta batalha por uma vida mais saudável, as mulheres têm de se esforçar ainda mais para não ganhar peso.

Mulheres engordam mais que os homens
Jaqueline Scholz Issa, chefe do ambulatório de tabagismo do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, acompanhou durante três anos uma centena de homens e mulheres fumantes que tentavam abandonar o cigarro. A experiência conduzida pela profissional aponta que uma ex-fumante acaba incorporando, em média, 7 quilos à sua silhueta. O aumento de peso é o principal motivo que leva as mulheres de volta ao vício. Elas retomam o hábito e, em pouco tempo, começam a emagrecer.

É verdade que a nicotina aumenta a queima de gordura. Mas a perda calórica provocada pela substância não justifica inteiramente o fato de a maioria das mulheres engordar tanto ao parar de fumar. Se fosse assim, os homens que abandonam o tabagismo também ganhariam muitos quilos. Não é o que acontece. A pesquisa do Incor revela que os homens, ao deixar o cigarro, não sofrem alterações de peso significativas. As ex-fumantes engordam porque, na verdade, tendem mais a substituir a falta do cigarro por comida. Essa substituição é mais frequente entre as mulheres porque suas crises de abstinência costumam ser mais intensas que as dos homens. A suspeita dos especialistas é de que isso ocorre por causa das violentas alterações hormonais que regem o organismo feminino.

É natural também que assim que deixem o hábito para trás, os ex-fumantes retomem o paladar mais aguçado, logo ficam mais propensos a saborearem uma quantidade maior de alimentos. O muco diminui, então a pessoa sente mais sabor e acha a comida mais gostosa do que o normal.

Dicas para parar de fumar
- Realize refeições com intervalos regulares, para não ficar ainda mais ansioso. Isso inclui: café da manhã, lanche da manhã (se necessário), almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

- Capriche em hortaliças, principalmente vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C e minerais), como a couve, agrião e brócolis.

- Nos lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.os lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.

- Para aliviar a tensão, consuma alimentos crocantes e com baixo valor calórico como picles, palitos de legumes (salsão, erva-doce, cenoura, palmito e pepinos), balas e chicletes sem açúcar.

- Lembre-se: é importante o apoio de um médico e um nutricionista para que você se sinta amparado nesta mudança e possa conseguir o seu objetivo.

Dicas para não engordar ao parar de fumar
- Atividade física regular pode ajudar a evitar o ganho elevado de peso. Ela também aumenta a sensação de bem-estar. Os benefícios ao abandonar o tabaco são grandes. Provavelmente você irá respirar mais facilmente quando realizar exercícios. O ideal é tentar realizar 30 minutos ou mais de atividade física moderada na maioria dos dias da semana, de preferência todos os dias.

- Limite os lanches e o álcool. Fazer mais lanches ricos em gordura e açúcar e beber mais álcool pode ocasionar muito ganho de peso quando você para de fumar.

- Não se negue um pequeno presente ocasional, como, por exemplo, tomar um sorvetinho. Mas lembre-se de não exagerar e sirva-se com parcimônia.

Fonte: Revista Eletrônica Minha Vida

13 de mai. de 2011

PONTE HERCÍLIO LUZ - FLORIANÓPOLIS/SC

13 de maio de 2011 | N° 9168

85 anos de história, 20 anos de interdição

No dia em que a Ponte Hercílio Luz completa 85 anos e quase 20 sem poder ser usada nem mesmo por pedestre, o governo avança alguns peões neste jogo de xadrez que é a complexa obra de restauração da estrutura, orçada em R$ 170 milhões. A peça de maior impacto é a postura em tom mais incisivo do governo Raimundo Colombo, que promete terminar a reforma neste mandato. A data em discussão atualmente entre o Consórcio Monumento, responsável pela obra, Secretaria de Infraestrutura é julho de 2014, um atraso de dois anos no prazo de conclusão do atual contrato.

Soma-se ao complicado jogo, ainda, o projeto para uma difícil captação de recursos por meio da Lei Rouanet, que deve ser entregue hoje, às 15h, ao governador Raimundo Colombo. A partir da assinatura do governador, o documento segue para ser aprovado pelo Ministério da Cultura. Se aprovado , o Estado pode sair atrás do investimento junto a empresas. Uma jogada difícil diante do alto valor que deverá ser apresentado ao MinC.

Também hoje, o governador anunciará um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa, criando um fundo específico à Ponte Hercílio Luz para receber o dinheiro captado à ponte. Com isso, os investimentos não se embolam a outros do orçamento estadual. Ficam reservados neste novo fundo, que precisará ser aprovado pelos deputados.

VÃO CENTRAL SUSPENSO EM 2012

No seminário realizado onte, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um dos destaques da discussão foi a criação da comissão de acompanhamento da obra com representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa. A ponte deverá ter, ainda, um museu e um site só para ela, com câmeras transmitindo simultaneamente o trabalho de restauração e com atualizações sobre receita e despesa da obra.

As iniciativas foram anunciadas pelo secretário Valdir Cobalchini durante o seminário sobre a restauração, que aconteceu na UFSC, ontem, e foi organizado pela Associação Amigos da Cidade. Um dos momentos mais aguardados do encontro foi a palestra do engenheiro Khaled Mahmoud, consultor internacional do projeto de restauração. Khaled mostrou imagens sobre a base de sustentação das torres principais:

– Apesar de boa parte das fissuras não estar visível porque a ponte está pintada, a corrosão existe por toda a superfície das bases de apoio. Infelizmente, colapso de pontes não é coisa do passado – afirmou, enquanto mostrava imagens de 2007 da queda de uma ponte sobre o Rio Mississipi, nos Estados Unidos.

Por conta do alto grau de deterioração das bases, a Hercílio Luz não pode ser restaurada a partir da sustentação por cabos de aço presos na parte superior das torres, que essas ficariam sobrecarregados. Este era o projeto inicial, mas foi alterado em 2008 para a construção de estrutura de sustentação provisória. O engenheiro reafirmou que a ponte só estará segura quando for apoiada na estrutura provisória, o que deve acontecer em junho do ano que vem, de acordo com o novo cronograma da obra.

Dois professores do departamento de engenharia da UFSC, Ivo Padaratz e Moacir Carqueja, defenderam a desmontagem da estrutura e o direcionamento dos recursos a outros setores como a manutenção da Colombo Salles e Pedro Ivo. Mas a proposta não teve repercussão.

PAPEL DA PONTE NA MOBILIDADE URBANA

Outro debate aprofundado no encontro foi sobre a funcionalidade da Hercílio Luz. Paulo Meller, presidente do Deinfra, afirmou que a ponte integra as soluções estudadas para a mobilidade da Grande Florianópolis, que compreende quatro cidades e 800 mil habitantes. O assunto girou em torno do uso para transporte de massa, pedestres e ciclistas.

O Estado assinou, esta semana, com a Prosul, o contrato para execução do estudo de viabilidade do transporte de massa que integraria Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis. Para tanto, será preciso saber como seria a quarta ligação entre Ilha e Continente e o papel que a Hercílio Luz teria nesse processo.

FUNDO ESPECÍFICO E A LEI ROUANET

Dos R$ 170 milhões necessários para recuperação da ponte, R$ 18 milhões devem ser gastos esse ano com recursos do Estado. Segundo o presidente do Deinfra, Paulo Meller, o montante do ano está assegurado. E mesmo buscando recursos em outras frentes, o governo pretende captar boa parte do restante (R$ 152 milhões) com empresários via Lei Rouanet, o que, se concretizado, garantirá dinheiro novo nas obras até o início do ano que vem.

Não há precedentes no Brasil de se conseguir um valor tão elevado pela Lei de Incentivo à Cultura na recuperação de um patrimônio histórico. Para se ter uma ideia, entre os maiores valores aprovados estão R$ 50 milhões para a restauração do Theatro Municipal do Rio, e R$ 25 milhões para a Catedral de Brasília.

Outra fonte para se conseguir recursos é o governo federal, além de mais contrapartida do próprio governo do Estado. Como essa conta será fechada ainda não se sabe:

– Que empresário não vai querer ter sua empresa associada à restauração da ponte, que é o símbolo mais lembrado pelos catarinenses? Vamos tentar captar tudo o que der – disse Valdir Cobalchini, secretário de Infraestrutura.

Em paralelo, o governo deve buscar, recursos do Ministério dos Transportes, das Cidades, Fundo Nacional da Cultura, além de bancos como BID e BNDES. Todo recurso para a ponte ficará armazenado num fundo específico. O projeto de lei da criação do fundo será apresentado, hoje, ao governador. O fundo não tem relação apenas com a lei Rouanet. Qualquer pessoa que quiser fazer doações poderá depositar nesse fundo.

BARRAS DE OLHAL OU CABOS DE AÇO?

Na semana seguinte à Páscoa, Paulo Meller, presidente do Deinfra, recebeu um relatório com a proposta de troca das barras de olhal por cabos de aço, feita por técnicos das empresas que integram o Consórcio Monumento. Hoje, a ponte é suspensa por quatro sequências de barras de olhal. São 360 barras no total.

Entre os argumentos, a maior segurança dos cabos em relação às barras de olhal. Uma barra quebrada significa perda de 25% da força de sustentação da ponte. Uma fissura num cabo, composto por milhões de fios de aço, representa menos de 1%. Os cabos têm vida útil de 100 anos, contra 25 das barras de olhal. São mais baratos e de mais fácil manutenção.

A substituição está sendo amadurecida pelo Deinfra, mas já se anuncia como uma futura polêmica. A ponte é tombada como patrimônio nacional. O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional determina que ela seja restaurada da mesma maneira como foi concebida:

– A troca das barras por cabos faria a ponte voltar ao conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para se discutir se ela permaneceria tombada – afirmou Mario Alves, técnico do Iphan.

FONTE: JORNAL DIARIO CATARINENSE /CRISTINA VIEIRA

5 de mai. de 2011

COXA SIMPLESMENTE ARRASADOR

Massacre coxa-branca: Coritiba goleia Palmeiras e fica perto da semi

Time da casa atropela e faz 6 a 0. Na volta de Marcos, Verdão joga pouco e terá de reagir no Pacaembu se quiser sobreviver na Copa do Brasil

Coritiba e Palmeiras tinham o mesmo sentimento antes do duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil: seria o desafio do ano para os dois lados. Mas parece que só o Coritiba levou essa motivação a campo. Em uma das melhores atuações coletivas de uma equipe em 2011, o Coxa atropelou o Verdão na noite desta quinta-feira, no Couto Pereira: 6 a 0, vitória incontestável. Do outro lado, um perdido e apático Palmeiras, na sua pior apresentação da temporada, viu a classificação para a semifinal da Copa do Brasil ficar longe.

Tranquilo, tranquilo, o Coritiba vai ao Pacaembu na próxima quarta-feira, às 21h50m, podendo perder por até cinco gols de diferença para se garantir na semi. Com a goleada, já são 24 vitórias seguidas em 2011 - recorde nacional, cada vez mais consolidado. O time de Marcelo Oliveira mostrou ao Brasil as virtudes que fizeram do Coxa o campeão estadual invicto no Paraná.

O Palmeiras sofre seu segundo baque em cinco dias. No domingo, jogando melhor que o Corinthians, o time foi eliminado do Campeonato Paulista nos pênaltis. Agora, sem ver a cor da bola, com o meio-campo totalmente dominado, a equipe de Luiz Felipe Scolari terá de encontrar forças para tentar inverter o resultado nos seus domínios. O jogo que teria tudo para marcar bem o retorno de Marcos ao gol ficará, na verdade, na memória do torcedor como um dia para ser esquecido.

por Diego Ribeiro e Luciano Balarotti / GLOESPORTE.COM

NOTA DO BLOGUEIRO: FALA FELIPÃO, FALA MARCOS ASSUNÇÃO

4 de mai. de 2011

COLUNISTA MOACIR PEREIRA COMENTA SOBRE "PSD"

PSD: salada mista

Gilberto Kassab, o prefeito de São Paulo que fundou o Partido Social Democrático, afirmou, em Florianópolis, que o PSD será um partido independente. Mas já tem selado um acordo com o Partido Socialista Brasileiro, o PSB do governador Eduardo Campos, para disputar as eleições municipais. Quer tempo dos socialistas na TV para enfrentar os adversários na campanha. Na prática, já nasce mais próximo do governo Dilma Rousseff do que o PSDB de Alckmin, Serra e Aécio.

Raimundo Colombo, o governador catarinense que assumiu o processo de criação do PSD em Santa Catarina, emitiu nota enfatizando que deseja um novo partido identificado com a população. Na realidade, despede-se do DEM e adere ao PSD por absoluta falta de alternativa partidária. Seu grupo, liderado por Jorge Bornhausen, foi derrotado na convenção nacional do DEM e perdeu as condições de sobrevivência política dentro da legenda liberal.

O PSD está nascendo no Estado em circunstâncias curiosas. Primeiro, durante uma reunião no apartamento do deputado Gelson Merísio, cercada por um inexplicável mistério. Deu a impressão que no apartamento 1.109 do Residencial Country Club estava ocorrendo um encontro maçônico. Seus líderes evitaram contato com a imprensa, a começar pelo próprio governador. A falta de transparência deixou a impressão de uma saída envergonhada. O encontro com Gilberto Kassab, aliás, estava mais para velório (pelo anúncio da morte do DEM) do que para celebração com champanha (pelo nascimento da nova legenda).

A “nota” de Raimundo Colombo, anunciando o novo projeto, está bem escrita. Como texto para a história, sem retoques. A rigor, contudo, nos fundamentos, revela-se divorciada da realidade. A redação teve as impressões digitais do publicitário Fábio Veiga.


REALIDADE

Kassab e Colombo falam muito em novo partido, novo Brasil, nova proposta. As razões que os motivaram a fundar o PSD, contudo, são outras. Kassab, porque está de olho no governo de São Paulo e precisa do espólio do PMDB de Orestes Quércia e aliança com outros partidos de esquerda. O DEM ficou exageradamente marcado como de direita e oposição ferrenha ao PT e a Dilma.

Colombo, porque não tinha futuro dentro do DEM de Agripino Maia, Ronaldo Caiado e Rodrigo Maia. Corria o risco de ser triturado nas próximas eleições municipais.

Os dois políticos lançam novas sementes para tentar colher no eleitorado de esquerda. Ao mesmo tempo, abrindo portas em Brasília. O PSD nasce coligado e irmão gêmeo do PSB de Eduardo Campos, aliado do PT, de Lula e de Dilma. Kassab e Colombo foram eleitos para fazer oposição ao governo federal; no novo partido, mudam o rumo.

As adesões aqui também têm muito pouco de “nova construção”, a partir de um contexto político-ideológico, e mais de interesses específicos e questões regionais.

Os deputados estaduais devem aderir em grupo. Eles pressionaram Colombo a antecipar a mudança. Sobre os federais também não há dúvidas. A maioria dos prefeitos seguirá na mesma direção. Ninguém quer ficar contra o sistema de poder no início de uma gestão com o governador tendo a caneta cheia de tinta.

Os que vierem de outras siglas terão mais motivação pessoal do que adesão ideológica. O deputado Kennedy Nunes(PP) já se incorporou por problemas em Joinville. O federal Jorginho Mello segue no mesmo caminho por rejeitar o comando de Leonel Pavan no PSDB.

O PMDB deverá ficar inteiro. No PP, a dúvida é Valmir Comin. Se ele for para o PSD, Clésio Salvaro fica no PSDB. Caso contrário, o prefeito de Criciúma pode se aliar a Colombo na nova sigla. E assim o quadro se repete em dezenas de municípios catarinenses.

Renovador? Sim, com Kátia Abreu e Guilherme Afif, do DEM; Omar Aziz, governador do Amazonas, do PMN; Otto Alencar, vice da Bahia, do PP. A Câmara Federal tem deputados oriundos de todos os partidos políticos. Do PRTB ao PC do B. Formando o grupo mais heterogêneo dentre todos os partidos políticos.

A rigor, a fundação do PSD não muda nada, em termos ideológicos e programáticos. Em Santa Catarina, troca-se apenas o nome do partido no poder.

Fonte: Diario Catarinense- edição de 03 de maio de 2011 - nº 9158